A Regional de Saúde de Teófilo Otoni participou, na última sexta-feira (11/08), da 1ª Conferência Municipal de Vigilância em Saúde, realizada na Câmara Municipal de Padre Paraíso. Participaram do evento aproximadamente 250 pessoas, entre usuários do SUS, trabalhadores rurais, prestadores de serviços e representantes da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e da Secretaria Municipal de Saúde de Padre Paraíso.

A conferência teve como tema “Vigilância em Saúde: Direito, Conquista e Defesa de um SUS Público de Qualidade” e contou com a palestra da coordenadora de Epidemiologia da SRS/TO, Adivete Santos Figueiredo. “Corre nas minhas veias o sangue do Vale do Jequitinhonha. Nasci no Vale, a minha família é daqui. Carrego no peito e no meu sangue toda essa riqueza do Vale e isso também é parte do Sistema Único de Saúde. Fico feliz e agradecida por estar aqui hoje, trazendo um pouco do meu conhecimento. O SUS se constrói assim”, enfatizou Adivete.

Para o presidente da Câmara de Vereadores de Padre Paraíso, Raimundo Luiz Vieira, o executivo tem se desdobrado junto à Secretaria Municipal de Saúde para trazer uma saúde de qualidade para o município. “A presença dos estudantes das escolas públicas de ensino aqui hoje, representando os 5 mil estudantes de Padre Paraíso, é muito importante, pois eles serão os porta-vozes fora daqui. Esses jovens terão a responsabilidade de repassar aos que não estão presentes as discussões levantadas durante a conferência em saúde”, disse.

Já a secretária Municipal de Saúde de Padre Paraíso, Gicele Ferreira Dutra, ressaltou a importância do público presente. “Fico feliz em receber tanta gente na nossa 1ª Conferência. Isso mostra o interesse que a nossa população tem em conhecer, conversar e dar sugestões para que a gente possa ter uma saúde de qualidade em nosso município”, completou.

Por Lineu Cardoso

Enviar para impressão