Como forma de melhorar a integralidade da assistência odontológica e qualificar a Rede de Atenção à Saúde Bucal, foi inaugurado na última sexta-feira, 11 de agosto, o Serviço de Implantodontia do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) Dr. Plauto Malachias, do município de Bom Despacho. O serviço busca contribuir para uma melhor qualidade de vida dos pacientes que necessitam de tratamento odontológico na Região Ampliada de Saúde Centro-Oeste.

O CEO de Bom Despacho, custeado pela união, estado e município, é o primeiro em Minas Gerais a realizar o serviço de implantes dentários por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). A implantação desse novo procedimento possibilita a restauração da qualidade de vida do paciente, tanto em relação à estética quanto às funções fisiológicas de uma boa dentição. O Centro já oferece procedimentos de endodontia (tratamento de canal), cirurgia/estomatologia, com ênfase em diagnóstico e detecção do câncer bucal, periodontia, atendimento aos pacientes com necessidades especiais e odontopediatria, desde 2013.

A referência em Saúde Bucal da Regional de Saúde de Divinópolis, Ana Maria Ribeiro de Almeida, comentou que a iniciativa representa um avanço na qualidade da Rede de Atenção à Saúde Bucal do município e região assistida pelo CEO de Bom Despacho. “Até 2010, os implantes só eram realizados em hospitais, para tratamento de má formação labiopalatal. Diante dos resultados dos últimos levantamentos epidemiológicos nacionais, atentou-se para uma realidade preocupante, que é a da grande prevalência de más-oclusões e de perda de um ou mais elementos dentários, causando um enorme impacto negativo na vida das pessoas", sinalizou.

Ana Maria completou ainda que, devido às consequências desses agravos, que extrapolam a questão estética, o tema ganhou uma maior repercussão no âmbito do SUS. "Assim, em dezembro de 2010, a portaria 718/SAS instituiu o financiamento para a realização do implante dentário osteointegrado, não só no hospital, como também nos Centros de Especialidades Odontológicas”, explicou.

O cirurgião-dentista e especialista em Implantodontia do CEO-Bom Despacho, Douglas Silva, destacou o pioneirismo do município e a importância social de se implantar o serviço de Implantodontia. “Desde a implantação do Centro, estávamos tentando viabilizar o projeto de implante dentário. Bom Despacho é pioneiro em Minas e vai se destacar por essa iniciativa e por esse olhar social. O paciente não terá custo nenhum ao realizar o procedimento”, frisou o cirurgião-dentista.

O prefeito do município, Fernando Cabral, ponderou sobre a importância da integralidade da atenção e de suas demandas crescentes. “A Saúde não se segmenta. Ela é um todo. A demanda da saúde é infinita e estamos melhorando cada vez mais. Dobramos as equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e implantamos agora o serviço de implantes”, disse o prefeito.

A secretária de Saúde de Bom Despacho, Neide Braga, completou ainda que o município está empenhado no fortalecimento da Atenção Primária e na qualificação da Rede de Atenção à Saúde. "A inauguração da implantodontia no CEO é mais um passo na melhoria da integralidade da Rede de Atenção à Saúde Bucal em nosso município. O implante, que é um atendimento especializado, oferece uma melhora na qualidade de vida da pessoa”, concluiu.

 

Por Willian Pacheco