Entre os dias 08 e 11 de agosto, foi realizada no auditório da Regional de Saúde de Pouso Alegre, a oficina de implementação da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil (EAAB). O evento teve como objetivo formar e qualificar tutores nessa temática, visando o fortalecimento, apoio, promoção e proteção ao aleitamento materno e a introdução dos alimentos de qualidade e em tempo oportuno para crianças de 0 a 2 anos.
Crédito: Juliana Horta
Participaram dessa oficina profissionais de saúde dos municípios de Borda da Mata, Brasópolis, Camanducaia, Cambuí, Careaçu, Congonhal, Itapeva, Ipuíuna, Piranguinho, Pouso Alegre, Santa Rita do Sapucaí, Silvianopólis e Tocos do Moji. Os participantes contaram com a orientação das tutoras Emily Rezende Avelar, da Regional de Saúde de Alfenas, além de Kátia Maria Gomes Pimentel e Silva, Patrícia Costa Fonseca e Nilza Reis Hermenegildo, da Regional de Saúde de Pouso Alegre.

A oficina foi dividida em duas etapas, sendo que a primeira envolveu uma parte teórica, em que os profissionais receberam orientações e estratégias a serem empregadas em seus municípios, bem como compartilharam suas vivências e experiências. Já a segunda etapa foi focada na parte prática, em que os participantes foram divididos em cinco equipes e visitaram as Unidades de Saúde dos bairros Jatobá, Esplanada, São João e Nossa Senhora de Aparecida, onde tiveram a oportunidade de desenvolver todo o aprendizado.

De acordo com a tutora Emily Rezende Avelar, a metodologia da oficina foi baseada na educação crítico-reflexiva. "Acreditamos que a aprendizagem parte da discussão das vivências dos participantes, em um processo dinâmico, horizontal, centrado no educando e rompendo com as barreiras de educação tradicional”, afirmou. Já Patrícia Costa Fonseca acredita que a implementação da EAAB tem capacidade de transformar a realidade de saúde das crianças por meio do aleitamento materno e alimentação complementar saudável.

Segundo Kátia Maria Gomes Pimentel e Silva, os trabalhos realizados nas Unidades Básicas de Saúde foram um momento de interação do grupo e de replicação das atividades desenvolvidas durante a oficina de formação de tutores da EAAB. “Nessas oficinas, as UBS’s elaboraram planos de ação para implementar, na sua realidade de trabalho e juntamente com a comunidade, ações que visam a melhoria dos indicadores de aleitamento materno e da alimentação complementar seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde”, reforçou.

Nilza Reis Hermenegildo finalizou afirmando que, por meio ação realizada pela Regional de Pouso Alegre, espera-se que esses profissionais, agora tutores da EAAB, voltem aos seus territórios com o propósito de fomentar as ações nessa estratégia e replicá-la aos demais profissionais de saúde. "Esperamos que as ações possam ser replicadas num formato dinâmico, reflexivo e contextualizado junto à sua equipe, em consonância referente à realidade de seu território. Nessa perspectiva, forma-se uma rede de apoio à mulher que amamenta, garantindo, assim, que sua criança possa ter diminuído o risco de diarreias, infecções, cáries dentais e uso de medicamentos, além de fortalecer o vínculo entre mãe e filho", frisou. Por fim, Nilza Reis ressaltou que o aleitamento materno salva vidas e ajuda na promoção de crianças e adultos com hábitos alimentares saudáveis.

Por Juliana Horta