Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) realiza, nesta sexta-feira (11/08)  e no sábado (12/08), o I Congresso de Assistência Farmacêutica do Sistema Único de Saúde. O evento integra o 14º Congresso de Farmácia e Bioquímica de Minas Gerais que acontece, no Minascentro, em Belo Horizonte. Clique aqui e confira a nossa galeria de fotos.

Na conferência de abertura: “Política Estadual de Assistência Farmacêutica”, o Superintendente de Assistência Farmacêutica da SES-MG, Homero Cláudio Rocha de Souza Filho, fez uma reflexão sobre a história da assistência farmacêutica no estado. Contando a sua evolução ao longo do tempo, as dificuldades e os avanços.

“Temos avançado bastante, desde a Constituição de 88, que garantiu a assistência farmacêutica. Mas ainda enfrentamos muitas dificuldades. Há falta de recursos, uma crescente judicialização que impacta fortemente na assistência universalizada, consumo excessivo e desregulado de medicamentos e alta taxa de abandono de tratamento. Porém, nosso objetivo é contornar essas dificuldades e construir uma assistência eficaz para os usuários mineiros”, disse Homero.

Crédito: Marcus Ferreira

Segundo Homero, uma das estratégias para contornar as dificuldades da assistência farmacêutica no estado se traduziu no novo modelo de aquisição e distribuição de medicamentos, denominado Regionalização da Assistência Farmacêutica. “Também conhecido como Farmácia de Todos, foi lançado em agosto de 2015, para tornar a distribuição dos itens mais eficiente, o modelo da Regionalização vem, justamente, para melhorar a logística de distribuição de medicamentos”, explicou Homero.

Participando da mesa de debates, o Superintendente de Vigilância Sanitária da SES-MG, Rilke Novato Públio, destacou a importância da assistência farmacêutica na melhoria da qualidade de vida da população. “Temos buscado em Minas uma assistência ampla que permita compreender a necessidade da população, diante do cenário epidemiológico e, assim, responder às necessidades de saúde de forma adequada”, disse.

A Diretora do Conselho Regional de Farmácia (CRF), Gisele Leal, disse que o evento vai colaborar com o fortalecimento da assistência farmacêutica no SUS: “O objetivo é discutir o papel do profissional de farmácia para a comunidade, trocar experiência e conhecimentos”.  Já a presidente do CRF-MG, Eliane Batista Coelho, falou da importância dos profissionais que atuam no SUS: “Garantir o acesso a medicamentos, o cuidado, a orientação adequada aos usuários impacta diretamente em uma assistência farmacêutica com resultados cada vez mais positivos”, disse.

Crédito: Marcus Ferreira

Novas tecnologias

Durante a mesa redonda “Seleção de Medicamentos e Avaliação de tecnologias” foi discutida como os avanços da indústria afetam a assistência farmacêutica no SUS. A incorporação de  medicamentos, produtos e procedimentos, tais como vacinas, produtos para diagnóstico de uso “in vitro”, equipamentos, procedimentos técnicos, sistemas organizacionais, informacionais, educacionais e de suporte, programas e protocolos assistenciais, por meio dos quais a atenção e os cuidados com a saúde são prestados à população permite acompanhar os avanços na indústria e garante protocolos clínicos atualizados aos cenários epidemiológicos.

O tecnologista do Ministério da Saúde, Gustavo Laine de Araújo Oliveira, explicou aos participantes como são realizados os processos de incorporação de novos medicamentos no SUS. Integrante da  Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec), Gustavo conta que o processo envolve a avaliação econômica e tecnológica.  “Incluir novos itens de medicamentos no SUS significa realizar uma análise baseada em evidências, levando em consideração aspectos como eficácia, acurácia, efetividade e a segurança, além da avaliação econômica comparativa dos benefícios e dos custos em relação às tecnologias já existentes”, disse.

14º Congresso de Farmácia e Bioquímica de Minas Gerais

Com o tema “Profissão Farmacêutica: em cada caminho uma nova forma de cuidado”, o 14º Congresso de Farmácia e Bioquímica de Minas Gerais acontece entre os dias 10 e 12 de agosto, no Minascentro, em Belo Horizonte. O evento reúne cerca de três mil pessoas. Tem como objetivo abordar assuntos prioritários da assistência farmacêutica, a fim de fomentar a discussão e reiterar o papel do profissional para a comunidade, estimulando seu lado empreendedor.

Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) é uma das parceiras do Congresso e estará presente em todos os dias do evento, trazendo palestrantes para debater acerca do Programa Farmácia de Todos e do papel do farmacêutico na consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS).

Por Juliana Gutierrez

Enviar para impressão