Na última sexta-feira, 21, o presidente da Fhemig, Tarcísio Dayrell Neiva, esteve na Casa de Saúde Santa Izabel (CSSI) para uma reunião com o diretor da unidade, Getúlio Ferreira de Morais, o prefeito de Betim, Vittorio Medioli, o secretário municipal de Saúde de Betim, Guilherme Carvalho, e o superintendente de Habitação, Marco Túlio Lara.

Na ocasião, foram alinhados os detalhes do novo contrato de prestação de serviços do SUS, com o objetivo de aumentar a ocupação hospitalar e a prestação de serviços à comunidade de Betim, acelerando o processo de regularização dos imóveis da Colônia Alto Boa Vista e o aprimorando dos serviços na área da saúde.

Segundo o presidente, será necessário ainda um novo encontro com o prefeito de Betim para discutir sobre as contas que não foram pagas à Fhemig. “Constam, em nossos controles, um não recebimento da prefeitura na ordem de R$ 1,5 milhão. O secretário de saúde de Betim ficou de verificar e nos dar um retorno”, afirmou.

CSSFA

O presidente da Fhemig e a diretora assistencial e de desenvolvimento estratégico, Andreia Augusta Diniz Torres, deverão também se reunir com o secretário municipal de saúde, Alessandro de Souza Gomes, e o prefeito de Bambuí, Olívio José Teixeira, esta semana para tratar de alinhar os detalhes do credenciamento de 50 leitos para a Casa de Saúde São Francisco de Assis (CSSFA).

Morhan

Também no último dia 21, o Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan) esteve reunido com a presidente estadual do Partido dos Trabalhadores (PT), Cida de Jesus, dentro da Casa de Saúde Santa Izabel (CSSI).

Na ocasião, foi pré-agendada para o dia 27 de setembro uma audiência pública da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), também dentro da unidade, para selar a importância da realização do Encontro Nacional de Antigos Hospitais Colônias e para comemorar os 10 anos da lei 11.520, que indenizou os pacientes submetidos à internação compulsória da hanseníase.

Segundo informou o diretor da CSSI, Getúlio Ferreira de Morais, ao presidente da Fhemig, Tarcisio Dayrell Neiva, em 2015 houve uma audiência pública sobre a violência nas colônias, que resultou no lançamento da campanha pela paz "Espalhe amor por aí!". A ideia é que o evento se repita agora em 2017.

Por Ascom - Fhemig

Enviar para impressão