A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Patos de Minas, por meio do núcleo de Atenção Primária, realizou, durante os dias 13, 14 e 20 de julho, uma roda de conversa sobre o 3° ciclo do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ). O evento teve como objetivo alinhar e preparar os coordenadores e técnicos dos 21 municípios que compõe a Regional de Saúde para a visita externa compreendida no terceiro ciclo do programa.

Crédito: Maryana Santos

Após a apresentação dos resultados dos municípios nos dois primeiros ciclos, a roda de conversa também buscou uma auto avaliação dos técnicos na busca de melhorar os processos de trabalho contínuos que tiveram notas baixas nestes últimos dois ciclos. A coordenadora do núcleo de Atenção Primária da SRS-Patos de Minas, Maíra de Castro Taufick, explica como o Programa busca melhorar esses processos de trabalho. “O PMAQ, vem para institucionalizar uma cultura de monitoramento e avaliação. Assim, estamos tentando sensibilizar esses gestores e essas equipes na busca da qualificação dos processos de trabalho, por meio do monitoramento, da avaliação e dessa auto avaliação da equipe”, explicou.

Para a gestora do município de São Gotardo, Leandra de Fátima Silva Costa, a roda de conversa veio para fechar um ciclo de preparo organizado pela Regional de Saúde para alinhar as informações de forma que toda equipe estivesse preparada para esse terceiro ciclo. “Esse foi um momento de discussão importante para alinharmos aquilo que realmente não foi realizado ainda, o que precisamos para concretizar os nossos trabalhos na Atenção Primária para que nós tenhamos um melhor processo de trabalho no dia a dia com as nossas unidades”, disse.

A avaliação do terceiro ciclo tem início no mês de agosto e será realizada pelas universidades federais. Os 21 município da regional de Patos de Minas receberão a visita de uma equipe da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que terão em mãos um roteiro para verificar vários pontos relacionados à infraestrutura e processos de trabalho.

Por Maryana Santos

Enviar para impressão