Após a realização das Conferências Municipais de Saúde durante os meses de maio e junho, a Regional de Saúde de Patos de Minas, por meio do Núcleo de Gestão Regional, preparou os gestores municipais, equipe técnica e conselhos municipais de saúde para elaboração do Plano Municipal de Saúde (PMS). A capacitação ocorreu nos dias 12, 13 e 20 de julho e teve por objetivo apresentar passo a passo a elaboração do Plano.

Crédito: Maryana Santos

Para melhor trabalhar a execução do PMS, foram divididos grupos de três e quatro municípios, em cada uma, composta por gestores, coordenadores da Atenção Primária, coordenadores de Vigilância em Saúde e conselheiros municipais de saúde.

Dessa forma, os 21 municípios que fazem parte da regional de Saúde, contaram com exposições dos temas: a importância do PMS e sua elaboração pela equipe técnica; sua relação com o Plano Plurianual (PPA), com as Leis de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e com a Lei Orçamentária Anual (LOA); a legislação básica pertinente para sua elaboração; a estruturação do PMS; apresentação do modelo para apresentação simplificada ao Conselho Municipal de Saúde (CMS).

A realização da oficina sobre o PMS neste mês foi estratégica, conforme explica a coordenadora do Núcleo de Gestão Regional da Regional de Patos de Minas, Noemi Romero A. de Magalhães Portilho: “Realizamos essa oficina neste mês, pois durante os meses de maio e junho, os municípios estiveram realizando suas conferências de saúde e assim, com as propostas que emanavam das mesmas, teríamos mais praticidade nas nossas abordagens sobre elaboração do PMS”.

Com objetivo de preparar os convidados para a elaboração do PMS, foi feito um exercício com os municípios, sobre diretrizes, objetivos, metas e indicadores. Para tanto, cada gestor levou as propostas provenientes das conferências municipais de saúde e propostas de governo de cada prefeito.

Foi ressaltada, durante toda a capacitação a importância do Plano Municipal de Saúde para execução do serviço de atendimento à Saúde Pública em todas as suas esferas, haja vista a mudança na forma de financiamento a ser adotada pelo Governo Federal a partir de 2018.

Para o gestor do município de Tiros, Júlio César de Moraes, “o PMS se mostrou mais teórico do que prático nos últimos anos, por isso busco adequar realmente o que podemos fazer dentro da realidade do meu município, que tem hoje, 6.000 habitantes, para que essa realidade do Plano ultrapasse os limites do papel”.

Por Maryana Santos

Enviar para impressão