A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Alfenas promoveu nos dias 11 a 14 de julho a reunião técnica de implantação da Estratégia Amamenta Alimenta Brasil (EAAB) nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da região. O objetivo foi qualificar os profissionais de referência da atenção primária que serão responsáveis por disseminar e realizar oficinas de trabalho de promoção do aleitamento materno e da alimentação complementar saudável e adequada.

Durante o encontro foram formados 21 tutores que implantarão a estratégia na rotina da Atenção Primária dos municípios: Alfenas, Areado, Alterosa, Carmo do Rio Claro, Conceição da Aparecida, Fama, Campos Gerais, Campo do Meio, Paraguaçu e Serrania. O evento foi conduzido pelas tutoras Emily Rezende Avelar, Luciana dos Santos e a Nilza Reis Hermenegildo.

Para a Tutora da SRS de Alfenas, Luciana dos Santos, a implantação da Estratégia Amamenta Alimenta Brasil (EAAB) visa qualificar os profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS) para a promoção da amamentação e alimentação complementar saudável. “As próximas etapas serão as realizações das oficinas de trabalho nas unidades básicas de saúde em seus respectivos municípios, conforme o plano para implantação elaborado. Além do apoio ao planejamento, ao acompanhamento e fortalecimento das ações de promoção do aleitamento materno e a introdução da alimentação complementar saudável de forma contínua”, disse.

Ainda segundo Luciana Santos, como resultado da implementação da estratégia, espera-se o aumento do número de crianças, que chegam aos seis meses de vida, em amamentação materna exclusiva e a redução do consumo de alimentos não saudáveis até os dois anos de vida.

As Tutoras Emily Rezende Avelar e Nilza Reis Hermenegildo destacaram que as oficinas de trabalho, realizadas nas unidades básicas de saúde dos municípios, devem utilizar a metodologia orientada pelo Ministério da Saúde e que outros temas podem ser trabalhados posteriormente de acordo com o plano de trabalho de cada UBS. “Com essas oficinas, as equipes de saúde serão fortalecidas e as mães empoderadas para fazerem suas escolhas acertadas. O papel dos tutores municipais é monitorar os indicadores relacionados à EAAB de cada unidade e acompanhar a implementação de ações que visam a promoção, proteção e apoio do aleitamento materno e a alimentação complementar saudável na rotina dessas unidades”.

Por Jornalismo SES

Enviar para impressão