Visando a garantia da qualidade e aprimoramento do Programa de Imunizações, reconhecido mundialmente como referência em Política Pública de Saúde, a Coordenação do Programa de Imunizações da SRS Varginha promoveu durante os dias 10 e 14/07/2017, no auditório do Centro Administrativo do Sul de Minas, o Curso de atualização para o trabalhador da sala de vacinação, que teve duração de 40h com certificação.

O evento teve como público-prioritário enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem dos municípios sobre jurisdição da SRS Varginha e contou com a presença da monitora Flávia Rocha Teixeira Mota, Referência de Imunizações da Gerência Regional de Saúde de Pirapora.

O curso teve como objetivos fortalecer a compreensão da vacinação como atividade inserida no conjunto das ações da Atenção Primária, bem como analisar a vacinação como uma das ferramentas para o controle, eliminação ou erradicação de doenças imunopreveníveis.

Flávia Rocha abordou os determinantes de saúde e doença, situação epidemiológica da região, sistema imunológico, técnicas de conservação, preparo e administração dos imunobiológicos, Rede de Frio, entre outros.

No contexto da segurança na vacinação, Renata abordou os eventos adversos pós-vacinais, por meio de estudos de casos concretos e Isabela Batistão demonstrou o procedimento para inserção de notificações no sistema de informação. Renata avaliou a semana como muito produtiva, com a presença de um grupo coeso e disposto a compartilhar saberes. Segundo ela “certamente, a capacitação contribuirá para o alcance dos objetivos do programa de imunizações”.

Por Gabryella Carvalho Trindade/SRS Varginha