A Regional de Saúde de Pedra Azul participou, nessa quarta-feira (21/06), no Centro de Pastoral Paroquial de Cachoeira de Pajeú, da 1ª Conferência Municipal de Vigilância em Saúde, com o tema ‘O papel da Vigilância em Saúde nas práticas de Atenção e Promoção de Saúde’; e da 6ª Conferência Municipal de Saúde, que teve o tema ‘Construindo os caminhos do SUS para um atendimento com equidade’.

O Coordenador de Assistência Farmacêutica da Regional de Saúde de Pedra Azul, Tales Veloso, palestrou sobre a Estratégia de Regionalização da Assistência Farmacêutica (ERAF), em que os municípios passam a gerenciar os recursos para a compra de medicamentos. “Até 2015, o Estado fazia o gerenciamento desse recurso para os 853 municípios. Com a dificuldade para operacionalizar todo o processo de compra dos medicamentos e envio para os municípios, o Estado propôs, por meio da deliberação 2164, três formas de gestão do componente básico, sendo um totalmente centralizado no Estado, um parcialmente descentralizado para o município e um totalmente centralizado no município. No início, na nossa região, só o município de Almenara havia adotado o novo modelo totalmente centralizado no município, mas com os resultados positivos, por meio da deliberação 2416, todos os municípios se tornaram responsáveis pela gestão do recurso do componente básico. Em julho de 2017, os recursos já serão transferidos diretamente para o Fundo Municipal de Saúde”, explicou Tales Veloso. 

Crédito: Allan Campos

A Coordenadora de Vigilância e Proteção à Saúde, Ambiental e Saúde do Trabalhador, Letícia Leite, explicou o conceito de Vigilância em Saúde, apresentou os 36 indicadores avaliados nos monitoramentos quadrimestrais que são realizados e destacou os bons resultados alcançados pelo município de Cachoeira de Pajeú. 

“Quando começamos o trabalho de Vigilância em Saúde na região, o município de Cachoeira de Pajeú havia alcançado apenas 47% das metas. Mas, posteriormente, foi o município que mais se destacou no trabalho de Vigilância em Saúde, chegando a atingir 100% das metas. Já na Regional, temos avançado com o diagnóstico local, que vai nos permitir identificar como está a realidade epidemiológica de cada município e o monitoramento quadrimestral, também, que tem sido muito positivo”, afirma Letícia Leite. 

O representante do prefeito Humberto Pereira (Gilão), o Secretário Municipal de Administração, Paulo César Marques, destacou que é necessário realizar um trabalho de mobilização para que a população procure os serviços de saúde para prevenir doenças e também defendeu o trabalho que vem sendo realizado pelo município. 

“Em um cenário político e econômico tão complicado quanto estamos passando em nosso país, com uma crise que afeta a todos os municípios, mais do que nunca é importante termos pessoas empenhadas para executar as ações com a máxima competência para atingirmos bons resultados. É o que percebo em nosso município, onde contamos com uma equipe de saúde qualificada, que tem se empenhado para atingir as metas propostas pelo estado, e, como consequência, podemos oferecer um serviço de qualidade para a população”, destaca Paulo César Marques. 

O Secretário Municipal de Saúde de Pedra Azul, Glaubert Souza, fez uma palestra sobre o E-SUS e destacou que as conferências e plenárias tem um caráter reflexivo, avaliativo e propositivo, sendo um processo político e mobilizador. Já a Secretária Municipal de Saúde de Cachoeira de Pajeú, Neile Lima, frisou que o município tem buscado cumprir as demandas da população. 

“Um dos princípios doutrinários do Sistema Único de Saúde (SUS) é a equidade que nada mais é do que diminuir as desigualdades porque, apesar de todas as pessoas possuírem direitos aos serviços de saúde, as pessoas não são iguais, e por isso, têm necessidades distintas. Em outras palavras, equidade significa tratar desigualmente os desiguais, investindo mais onde a carência é maior. Por isso, estamos reforçando na nossa gestão esse princípio, para estimar recursos e ações àquelas pessoas que mais precisam, levando em consideração a prioridade epidemiológica, e não o favorecimento pessoal”, ressalta Neile Lima

Por Allan Campos