A Gerência Regional de Saúde de Pedra Azul (GRS), em parceira com a Escola Estadual Pacífico de Faria, realizou na última terça-feira, 13/06, no anfiteatro municipal, uma Roda de Conversa sobre Drogas, com alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental.

Crédito: Allan Campos

O objetivo do encontro foi concluir as atividades trabalhadas durante o último bimestre sobre “Drogas e Sistema Nervoso”, que faz parte do eixo temático “Corpo Humano e Saúde”, que faz parte do currículo básico comum da disciplina Ciências da Natureza.

A Referência Técnica Regional do Programa Saúde na Escola (PSE) e do Programa de Prevenção ao Uso do Tabaco, Álcool e Outras Drogas, Adriadna Arruda, que dirigiu a Roda de Conversa, destacou a importância dessa parceria entre Saúde e Educação: “É cada vez mais urgente a necessidade de reduzir a distância e fortalecer o vínculo entre os setores de Saúde e Educação, visto que a escola é o ambiente mais favorável para o alcance de resultados efetivos na Educação em Saúde, além de viabilizar a discussão de problemáticas e necessidades tão comuns aos educandos”, destacou.

A bióloga e professora, Amanda Arruda, defendeu que a discussão sobre o uso das drogas, seus efeitos sobre o organismo e suas consequências sobre o convívio social é extrema e continuamente necessária. “Muitos alunos tem uma visão ingênua e deturpada sobre o assunto e precisam ser instigados, preferencialmente, por um profissional da área, a refletirem e avaliarem, criticamente, suas ideias a respeito.”

Por Allan Campos