Regional de Saúde de Uberlândia, por meio do Núcleo de Atenção Primária à Saúde e apoio da Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva da Universidade Federal de Uberlândia, reuniu, nesta segunda-feira (12/06), os coordenadores municipais de saúde bucal e os gerentes dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO´s) de Araguari, Patrocínio, Tupaciguara e Uberlândia para a apresentação e início do Projeto de Intervenção dos CEO´s. O projeto visa melhorar os serviços e fluxos de trabalho nos Centros de Especialidades Odontológicas da região.

Crédito: Lilian Cunha

Em 2015, as unidades da região aderiram ao Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade dos Centros de Especialidades Odontológicas (PMAQ-CEO), que visa repassar mais recursos para os serviços que cumprirem os padrões de qualidade pactuados. Para a referência técnica em Saúde Bucal da Regional de Saúde de Uberlândia, Ézio Heli Borges Silva, alguns pontos merecem destaque para se alcançar o desempenho ótimo.

“São padrões considerados essenciais e estratégicos que interferem no resultado final, como: horário de funcionamento, equipamentos, materiais impressos, instrumentais e insumos, acesso da população ao serviço, procedimentos ofertados, processo de trabalho, ambiência e contrarreferência”, destacou.

As dentistas e residentes em Saúde Coletiva da Universidade Federal de Uberlândia, Eduarda Franco Rocha Gonçalves e Marianna Bastos dos Santos, disseram que o objetivo é identificar as fragilidades nos processos de trabalho e fazer um diagnóstico situacional, oferecendo propostas de intervenção conforme a realidade local juntamente com a equipe técnica. O residente em psicologia, Thiago Artur Morais, também auxiliará na condução dos trabalhos.

Atualmente, o PMAQ-CEO está no segundo ciclo de avaliação. O CEO de Patrocínio, mesmo executando os serviços com qualidade no primeiro ciclo, não conseguiu fechar positivamente a avaliação. “A partir de agora, com o apoio das dentistas, estamos tendo uma oportunidade ímpar para fazer corretamente esta avaliação e melhorar nossos indicadores”, disse Ronaldo Elias Dias, coordenador municipal de Saúde Bucal.

O projeto será aplicado em 100% dos CEO´s da região, totalizando 77 profissionais, divididos em cinco unidades; e o monitoramento e acompanhamento das ações acontecerão ao longo do ano de 2017.

Por Lilian Cunha