A Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) recebeu na última sexta-feira, dia 09/11, reunião gerencial para Discussão do Processo de Trabalho na Atenção Primária à Saúde. A atividade é uma parceria entre a ESP-MG e a Superintendência de Atenção Primária (SAPS) da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e conta com a participação dos 28 coordenadores do Núcleo de Atenção Primária das Unidades Regionais de Saúde (NAPRIS), bem como as referências técnicas da SAPS.

Crédito: Sílvia Amâncio

A trabalhadora da ESP-MG Luciana Moraes destaca que inicialmente o encontro pretende avaliar as necessidades da Atenção Primária nos municípios. “Vamos identificar quais são as características dos trabalhos, as potencialidades e necessidades para levantar essa discussão e posteriormente iremos atuar na qualificação com as equipes”, diz

Apoio

De acordo coma  Superintendente de Atenção Primária à Saúde da SES-MG, Ana Paula Medrado de Barcellos, a intenção da reunião foi contribuir com um modelo sólido e estratégico para os territórios e avançar nas pactuações com as regionais.

A Coordenadora do Núcleo de Atenção Primária (NAPRIS) da Superintendência Regional de Saúde de Barbacena Ana Waldemira Dornelles, conta que a atividade é um importante meio para rever e reestruturar os processos de trabalho. “Participar desse evento está sendo uma surpresa, porque viemos participar com intuito de discutir o nosso processo de trabalho interno e numa metodologia nova, paramos para ver o que fazemos, como fazemos e como melhorar, e isso está sendo muito surpreendente”, anima-se. A coordenadora da Atenção Primária da Superintendência Regional de Ponte Nova Sáskia Albuquerque Drummond ressalta que a reunião é uma oportunidade e um espaço necessário para expor as dificuldades das regionais. “A política de Atenção Primária deve ser fortalecida e acredito que esse diagnóstico será importante, pois as regionais vão trabalhar alinhadas em uma proposta única”, afirma.  As propostas levantadas pelas regionais serão sistematizadas pela equipe da Escola para ser elaborado uma proposta de qualificação dos trabalhadores das regionais e dos municípios, vinculados à Atenção Básica. A reunião, coordenada conjuntamente pela equipe da Superintendência de Atenção Primária da SES-MG e da ESP-MG, contou com a presença das 28 regionais de saúde, representantes do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems-MG) e da Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas da SES-MG.

Por Silvia Amâncio

Enviar para impressão