A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Governador Valadares, promoveu nesta sexta-feira (09/06), no auditório do SESC, o primeiro encontro de implantação do Colegiado Regional de Saude Mental. O evento contou com participação da coordenadora Estadual de Saúde Mental da SES-MG, Marta Elizabete de Souza, de  profissionais de saúde dos 51 municípios da área de abrangência da Regional, além de representantes  dos núcleos de Redes de Atenção à Saúde, Vigilância em Saúde e Atenção Primária à Saúde da Regional.

Crédito: Frederico Bussinger

Segundo a coordenadora estadual de Saúde Mental, Marta Elizabete de Souza, o encontro teve como objetivo principal assessorar os municípios na condução da Política Estadual de Saúde Mental, avaliando e monitorando a implantação e implementação dessa política e da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) na região.

“A SRS de Governador Valadares e a coordenação estadual estão reunidos aqui para discutir como está o funcionamento do RAPS nos municípios que fazem parte da Regional e também como está a articulação dessa Rede com os núcleos de Saúde da Família. Também tratamos de estratégias para construção dessa rede viva de Saúde Mental destinada a dar acolhimento as pessoas com transtornos mental e uso abusivo de Álcool e outras drogas”, ressaltou.

Durante o evento foram abordados temas como a Reforma Psiquiátrica Antimanicomial, a Rede Psicossocial, os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e articulação com a Atenção Básica.  Para a enfermeira e referência técnica em Rede Psicossocial da SRS-GV, Rosiane Pessoa Teixeira, o encontro foi um avanço para saúde da região. “Esse colegiado criado hoje é uma evolução, já que a partir de agora teremos um fórum de discussão, que acontecerá seis vezes por ano, para que os profissionais dos municípios, não só os psicólogos, troquem experiências sobre a questão da Saúde Mental, fazendo dessa instância um espaço de educação permanente e continuada”, pontuou.

Durante a programação foi exibido o vídeo “Para além dos Jardins” que, por meio de recortes de matérias e documentários realizados na cidade mineira de Barbacena, faz uma abordagem sobre a loucura e a situação do tratamento no Hospital Colônia comparado com a realidade atual dos protagonistas dessa história, moradores de Residências Terapêuticas.

O psicólogo clínico, Jadeson Silva Jannuzzi, apresentou a experiência exitosa do município de Virgolândia no atendimento da saúde mental na Atenção Básica. “Apesar das dificuldades na implantação do serviço, que já tem 12 anos e ainda está em processo de construção, o trabalho no município está sendo bem desenvolvido, com estrutura bem montada e pacientes sendo bem atendidos. Por isso, temos conseguido um índice de reincidência de surto muito pequeno, sendo que de 2012 até agora no meio do ano, só tivemos um caso refratário, mas estabilizado”, destacou.

Finalizando o Encontro, a secretaria executiva do colegiado foi eleita, com a escolha pelos presentes de dois representantes municipais. O evento contou ainda com as presenças da Superintendente Regional de Saúde de Governador Valadares, Janine Souza Vicente, das coordenadoras dos núcleos de Redes de Atenção á Saúde, Marluce Cabral de Lira Lopes e de Gestão, Robertta Cabral Pedrosa e da representante do Núcleo de Epidemiologia, Nádia Pinheiro Ali.

Por Frederico Bussinger