O Núcleo de Atenção Primária à Saúde – (NAPRIS) da Regional de Saúde de Juiz de Fora promoveu curso de qualificação durante toda a semana para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS’s) das Equipes de Saúde Família (ESF) dos 37 municípios de sua jurisdição.

A equipe de profissionais do NAPRIS, coordenada por Thaís Soranço, abordou diversos temas, como: atribuições da profissão; princípios e diretrizes da atenção básica; ética profissional; educação em saúde e mobilização social; e-SUS; organização do processo de trabalho; territorialização e mapa inteligente e visita domiciliar, entre outros.

Foto: Adriana Mendes

O agente comunitário de saúde é um personagem de extrema relevância para o Sistema Único de Saúde (SUS) e para o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde (APS). É o elo entre os serviços de saúde e o indivíduo/comunidade e quem possibilita a construção do vínculo entre APS e indivíduo/comunidade. Estes profissionais podem, de fato, contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, com ações de promoção, prevenção, proteção e vigilância em saúde.

Segundo Thaís Soranço, coordenadora do Núcleo de Atenção Primária à Saúde da Regional de Saúde de Juiz de Fora, “o objetivo deste encontro é possibilitar a melhoria dos processos de trabalho dos ACS’s, dentro das unidades básicas de saúde, a fim de prestar uma assistência mais efetiva e resolutiva, conforme as necessidades da população local. Este momento também permite a troca de experiências entre os participantes e técnicos da SRS, de forma a contribuir para o fortalecimento e qualificação da APS”, finalizou a coordenadora.

Por Adriana Mendes