Entre os dias 23 e 25 de maio, a Regional de Saúde de Varginha promoveu uma capacitação sobre HIV, Sífilis e Hepatites Virais. O evento contou com a presença de diferentes públicos, sendo o dia 23 de maio destinado aos médicos e enfermeiros que atuam na Unidade Básica de Saúde (UBS) e do Serviço de Atendimento Especializado (SAE). Nos demais dias, a capacitação foi voltada para Coordenadores de Atenção Básica e Vigilância Epidemiológica dos 50 municípios jurisdicionados à Regional.

Crédito: Assessoria de Comunicação / SRS Varginha

Estiveram presentes, como palestrantes, Dr. Luiz Carlos Coelho, médico Infectologista, e Referências Técnicas da Coordenação Estadual de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) / AIDS, Sífilis e Hepatites Virais - Geraldo Scarabelli, Cecília Helena de Oliveira e Maria de Fátima Nonato.

A capacitação, que foi organizada por Lílian Valladão e Simone Bacha, Referências Técnicas, respectivamente, de HIV/Sífilis e Hepatites Virais, da SRS Varginha, objetivou apresentar a atualização dos protocolos vigentes do Ministério da Saúde, o aprimoramento das ações e políticas públicas acerca dos agravos do programa, alinhamento dos fluxos regionais e municipais, redução dos casos de HIV/AIDS, Sífilis e Hepatites Virais no estado, eliminação da transmissão vertical e, por último, a qualificação do banco de dados SINAN.

Paulo Henrique Pazotti, Coordenador do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador da SRS Varginha, deu início ao evento recepcionando e dando as boas vindas aos convidados e, em seguida, passou a palavra ao Médico Infectologista, Dr. Luiz Carlos Coelho, palestrante do primeiro dia de trabalho.

O médico realizou apresentação sobre os aspectos clínicos dos agravos, como HIV, Sífilis, Hepatites Virais, dentre outras infecções sexualmente transmissíveis. Abordou de forma particularizada cada agravo, a história, as fases, manifestações clínicas, bem como diagnósticos, testes e abordagem na gestação. Lílian Valladão, Referência da Regional de Saúde de Varginha em HIV/Sífilis, reiterou que, em 2016, a Regional realizou capacitação com os municípios sedes de Região de Saúde – Lavras, Três Corações, Três Pontas, Varginha e São Lourenço -, que são aqueles que possuem SAE/CTAs – Serviço de Atendimento Especializado/ Centro de Testagem e Acompanhamento. A capacitação citada abordou a descentralização dos Testes rápidos para HIV, Sífilis, Hepatites B e C. “Há uma programação, no nosso cronograma de 2017, de que os testes sejam descentralizados para todos os 50 municípios da jurisdição da SRS Varginha”, afirmou Lílian.

Já no segundo dia de trabalho, Geraldo Scarabelli Pereira, Referência em Hepatites Virais da Coordenação Estadual de IST/AIDS, Sífilis e Hepatites Virais, realizou apresentação bastante dinâmica com o público presente, interagindo através de exemplos de casos e prováveis condutas a serem tomadas. Geraldo falou ainda sobre as características de cada tipo de Hepatite – A, B e C -, ressaltando a importância da notificação compulsória regular das mesmas, ou seja, em até 07 dias. Enfatizou que suspeitos, confirmados e surtos devem ser notificados e registrados no SINAN.

No último dia de capacitação, Maria de Fátima Nonato, Referência em Sífilis da Coordenação Estadual de IST/AIDS, Sífilis e Hepatites Virais, discorreu sobre a Sífilis e o pré-natal, ressaltando que “é importante a solicitação do teste VDRL na primeira consulta e na 28ª semana de gestação”.

Os dados epidemiológicos do agravo, Indicadores de monitoramento, diagnóstico, fluxogramas, tratamento, seguimento e alguns aspectos da Sífilis Adquirida, Sífilis Congênita e da Sífilis em Gestantes, também foram abordados.

Ao final, Cecília Helena de Oliveira, Referência em HIV/AIDS da Coordenação Estadual de IST/AIDS, Sífilis e Hepatites Virais, apresentou o cenário epidemiológico do HIV/AIDS em Minas Gerais, abordou a história natural da doença, a importância do diagnóstico precoce através do teste rápido na Atenção Básica e do tratamento dos pacientes notificados e, enfatizou a relevância da prevenção do agravo.

Por Assessoria de Comunicação / SRS Varginha

Enviar para impressão