Profissionais da Rede de Atenção à Saúde e estudantes da área participaram nesta quarta-feira (24/05), no auditório da Faculdade Pitágoras-Unidade Divinópolis, do III Encontro Regional de Prevenção ao Óbito Materno, Infantil e Fetal do Centro-Oeste de Minas Gerais.

encontro Regional 26

O Seminário promovido pelo Comitê Regional de Prevenção ao Óbito Materno, Infantil e Fetal do Centro-Oeste de Minas Gerais juntamente com a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Divinópolis, Secretaria Municipal de Saúde e Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems-MG) teve como objetivo subsidiar o planejamento, a implantação e a gestão de ações adequadas para reduzir a mortalidade materna, infantil e fetal, além de possibilitar o monitoramento e avaliação da assistência prestada à população.

Durante o evento foi possível estabelecer um debate entre os profissionais de Saúde, especialmente aqueles relacionados com a assistência ao pré-natal, parto e recém-nascido para que sejam pensadas ações multisetoriais voltadas para a melhoria das condições de vida, do cuidado e das políticas de saúde. Para gestantes, puérperas e crianças.

“Este encontro vem sendo organizado há algum tempo. O resultado que queremos é a melhora na assistência. É inaceitável a mulher morrer em decorrência do parto”, destacou o presidente do Comitê Regional de Prevenção ao Óbito Materno, Infantil e Fetal do Centro-Oeste de Minas Gerais e técnico da SRS de Divinópolis, Carlos Antônio da Silva.

A referência de Vigilância do óbito da SRS-Divinópolis, Nayara Dornela Quintino, também reforça que os óbitos maternos e infantis são evitáveis e relacionados a problemas assistenciais ocorridos no diagnóstico, ou tratamento ou na não intervenção oportuna. “Para melhorar os processos de trabalho e reduzir a mortalidade materna, infantil e fetal precisamos aprimorar as declarações de óbito (DO), agilizar as notificações, constituir os Comitês hospitalares e municipais e melhorar a qualidade da investigação dos óbitos que ocorrerem”, explicou.

Além das palestras e mesas redondas, houve exposição de trabalhos relacionados à saúde da mulher e da Criança. Ao todo, foram 25 trabalhos de profissionais de saúde e estudantes universitários inscritos no encontro. “É com muita satisfação que recebemos vocês para participarem de um evento com tamanha nobreza de conteúdo para se aperfeiçoarem o desempenho e trabalho de vocês”, disse a Superintendente Adjunta da SRS de Divinópolis, Rosemary Mendes Magalhães.

infográfico1

Por Willian Pacheco