Foi notificado um caso importado confirmado de Febre Amarela, em Belo Horizonte, do paciente GSSF, 79 anos, sexo masculino, proveniente de área silvestre do Mato Grosso. Conforme investigação epidemiológica, o paciente participou de um “retiro espiritual” em uma Gruta da Serra do Roncador, Mato Grosso, região de circulação do vírus amarílico. 

O paciente é residente do município de Belo Horizonte, retornou da viagem realizada para Mato Grosso, no dia 07 de maio, quando, no dia 10 de maio, iniciou os sintomas. Foi internado no dia 12 de maio no Hospital Life Center, em Belo Horizonte, e evoluiu para óbito no dia 17 de maio de 2017. 

Estão sendo realizados exames de diagnóstico laboratorial na Fundação Ezequiel Dias (FUNED). Destes, o resultado de PCR já foi realizado e foi detectável para febre amarela. Também foram coletadas amostras de vísceras para diagnóstico laboratorial. 

O histórico vacinal do paciente está em investigação. Estão sendo realizadas ações de rotina para prevenção da febre amarela pelo município de Belo Horizonte na área de residência do paciente. É importante esclarecer que trata-se de um caso de febre amarela cuja transmissão se deu fora do estado de Minas Gerais e que portanto não é contabilizado como um caso de febre amarela com transmissão dentro do estado de Minas Gerais. 

Em relação aos casos de febre amarela no estado, seguem as informações que constam no informe do dia 26/04/17. O Boletim da Secretaria de Estado de Saúde não foi atualizado desde então, por não apresentar nenhuma alteração nos casos. 

Em 2017, até o momento (26/04), foram notificados 1.139 casos de Febre Amarela, sendo que desses 554 foram descartados e 427 são casos confirmados. Foram considerados casos confirmados aqueles que apresentaram:

• Exame laboratorial detectável para Febre Amarela;
• Exame laboratorial não detectável para dengue;
• Histórico vacinal (não vacinado/vacinação ignorada);
• Sinais e sintomas compatíveis com a definição de caso;
• Exames complementares que caracterizam disfunção renal/hepática.

Em relação aos óbitos, foram notificados 205 óbitos. Desses, 151 foram confirmados para Febre Amarela.

Clique aqui e confira o último boletim epidemiológico de Febre Amarela (atualizado em 26/04). 

 

Por Jornalismo SES-MG

Enviar para impressão