Nos dias 23 e 24 de maio, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) realiza, em parceria com o Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN), seminário sobre os Programas de Monitoramento da Vigilância Sanitária do estado. O evento, que acontece em Belo Horizonte, tem como objetivo apresentar e discutir os resultados do trabalho realizado pela Vigilância Sanitária, como o monitoramento da qualidade dos exames de mamografia ofertados em Minas Gerais. Clique aqui e confira a galeria de fotos. 

Durante o primeiro dia do seminário, foi apresentado o histórico do Programa de Controle da Qualidade da Mamografia, realizado numa parceria entre a Vigilância Sanitária de Minas Gerais e CDTN. O objetivo do programa é ampliar a qualidade das mamografias oferecidas às mulheres mineiras, por meio da fiscalização dos prestadores de exames.

Foto: Marcus Ferreira

De acordo com o Superintendente de Vigilância Sanitária da SES-MG, Rilke Novato Públio, a qualificação dos profissionais e serviços ofertados à população, incluindo os exames de mamografia, integram as ações fomentadas pelo estado. “O conhecimento e a qualificação também fazem parte da vigilância sanitária, sendo a qualidade das mamografias um assunto fundamental para a saúde pública estadual. Além disso, temos no CDTN um parceiro de grande importância para a oferta de exames de mamografia de alta qualidade para a população”, afirma.

A mamografia é o exame de base para a detecção do câncer de mama, fundamental para o diagnóstico precoce da doença e introdução de tratamentos menos agressivos. Por meio do Programa Estadual de Controle da Qualidade de Mamografia (PECQMamo), é feita a fiscalização semestral da qualidade da imagem mamográfica, além do estabelecimento de regras para o monitoramento da qualidade dos equipamentos de mamografia nos estabelecimentos de saúde públicos e privados do estado.

Segundo Teógenes Augusto da Silva, pesquisador e representante do CDTN, são diversos os projetos realizados em parceria com a SES-MG, incluindo monitoramentos na área de mamografias. “Em 1999 assinamos um acordo de cooperação entre o CDTN e a SES-MG e, desde então, diversos projetos e parcerias têm sido firmadas entre as instituições. Hoje continuamos apoiando e sendo parceiros da SES-MG, inclusive no controle da qualidade de mamografias”, explica.

Durante o evento, também estão sendo abordados assuntos relativos ao monitoramento da água utilizada em hemodiálise, monitoramento de medicamentos, cosméticos, produtos para a saúde, coleta de amostras de alimentos, entre outros temas. Também participam do seminário representantes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), Fundação Ezequiel Dias (Funed), Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-MG) e de diversos municípios mineiros.

Representando a Funed, Marluce Aparecida Assunção Oliveira, lembrou da importância da atuação do Laboratório Central de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (LACEN) para a qualidade dos serviços ofertados no Sistema Único de Saúde. “O Laboratório Central de Saúde Pública vem crescendo e nossa intenção é ofertar cada vez mais serviços de qualidade e excelência para o SUS”, disse.

Já o coordenador do Procon do Estado de Minas Gerais, Amauri Artimos da Matta, destacou as ações da vigilância sanitária no monitoramento da qualidade dos alimentos. “A partir do Procon queremos que todos possam caminhar juntos em questões relacionadas à segurança e qualidade do alimento. Que todos os órgãos possam trabalhar juntos protegendo os consumidores”, afirma.

Monitoramento da qualidade da água para hemodiálise

Além das ações de monitoramento de exames de mamografia, durante o seminário foi apresentado o Programa Estadual de Monitoramento da Qualidade da Água para Hemodiálise, fundamental para a segurança dos pacientes. Por meio do programa, é fomentada a proteção da saúde dos pacientes com insuficiência renal crônica, através da prevenção de infecções e doenças causadas por contaminações da água para hemodiálise. Por meio do programa, a vigilância sanitária realiza a coleta de material e as amostras são encaminhadas para análise na Fundação Ezequiel Dias (Funed). Caso o resultado seja insatisfatório, o serviço é notificado para que as medidas corretivas sejam tomadas.

 

Por Jéssica Gomes