Nesta quinta-feira, 18/05, mais uma vez vários profissionais da saúde em diversos municípios mineiros tiveram a oportunidade de acompanhar, pela internet, mais um Web seminário sobre o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ).

Crédito: Alessandra Maximiano

O PMAQ-AB tem como objetivo incentivar os gestores e as equipes a melhorarem a qualidade dos serviços de saúde oferecidos aos cidadãos. Para isso, propõe um conjunto de estratégias de qualificação, acompanhamento e avaliação do trabalho das equipes de saúde. 

Contando um pouco de suas experiências participaram deste web seminários representantes dos municípios de Belo Horizonte, Itabirito e Pará de Minas. “A partir dos elementos do PMAQ e com a finalidade de estimular a troca de experiências é importante conhecer e apresentar algumas experiências municipais relacionadas a qualificação do cuidado e da gestão da Atenção Primária”, disse a Superintendente de Atenção Primária à Saúde da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, Ana Paula Medrado de Barcellos.

A dentista Taciana Malheiros da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte e a Diretora de Atenção Primária de Itabirito, Carla Cristina Vitor, apresentaram as atividades realizadas em seus municípios. A enfermeira da Atenção Primária de Pará de Minas, Ana Clara Teles, também apresentou como foi a implantação do PMAQ pelas equipes de Saúde da Família de seu município, destacando os avanços alcançados pelo programa. “A implantação do PMAQ potencializou o trabalho multiprofissional aumentando o acesso dos usuários aos serviços de saúde, padronizou os processos de trabalho, além de melhorar as informações e o acolhimento”, disse.  

A inscrição para os próximos webs seminários podem ser realizadas pelo link: 

cetes.medicina.ufmg.br

Para assistir ao web seminário de hoje acesse o link:

cetes.medicina.ufmg.br

Por Alessandra Maximiano