Na última quarta-feira, (17/05), foi realizada na Regional de Saúde de Coronel Fabriciano reunião com objetivo de implantar a Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CISTT) nos municípios de Ipatinga e Coronel Fabriciano. O encontro foi coordenado pela Referência Técnica em Saúde do Trabalhador, Michelle Cristina Batista e Silva, que reforçou a importância das politicas públicas de Saúde do Trabalhador.

Os municípios de Ipatinga e de Coronel Fabriciano foram representados por suas referências técnicas municipais em Saúde do Trabalhador, Cristina Torres e Maria Cristina Braga, respectivamente. Já os Conselhos Municipais de Saúde foram representados por seus presidentes, Giselle Brandão e Marina Bicalho.

Crédito: Flávio Samuel

Segundo Michelle, a comissão terá a finalidade de articular políticas e programas de interesse para a Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, cuja execução envolva áreas não compreendidas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), mas que zelam ou tem interface com a Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora.

A implantação da CISTT, segundo Michelle, terá inicio nos municípios da região que possuem mais de 50 mil habitantes, como Caratinga, Timóteo, Ipatinga e Coronel Fabriciano. “Neste primeiro momento participaram apenas dois municípios. Estamos trabalhando por etapa. São vários aspectos que demandam muito trabalho e atenção. No próximo mês iremos sentar com Timóteo e Caratinga para tratar da 1ª fase de implantação da CISTT”, afirmou Michelle. 

A comissão

É uma Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, estabelecida no Artigo 12 da Lei Orgânica da Saúde 8.080, de 19 de setembro de 1990 com  o propósito de assessoramento dos conselhos de saúde na temática de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. Portanto, sua instalação é obrigatória e indispensável nos conselhos de saúde. 

 

Por Flávio Samuel

Enviar para impressão