Na tarde desta sexta-feira, 05/05, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio da Superintendência de Atenção Primária à Saúde (SAPS), realizou a terceira reunião do Comitê Técnico de Saúde Integral LGBT de Minas Gerais. O comitê tem como objetivo principal auxiliar e monitorar a implementação das ações de saúde para a população LGBT no âmbito do estado de Minas Gerais, bem como formular e propor diretrizes de ações governamentais voltadas para o enfrentamento à discriminação, para a promoção e defesa dos direitos à saúde integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais. Composto por 40 integrantes, entre titulares e suplentes da Secretaria de Estado de Saúde, Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania, da Secretaria de Educação, do Conselho Estadual de Saúde, das instituições de ensino; além de 14 (quatorze) integrantes titulares e suplentes da sociedade civil.

 Créditos: Marcus Ferreira

» Clique aqui e confira outras imagens do evento

A reunião foi iniciada por Ana Paula Medrado, Superintendente da Atenção Primária da SES-MG, que destacou a importância do Comitê. “Ficamos um tempo sem ter reuniões devido a dificuldades administrativas. No entanto, durante esse tempo, não deixamos de nos preocupar com a pauta do Comitê. Agora vamos retomar as atividades de forma periódica”, afirmou.

Posteriormente, Lorena Luiza Chagas Lemos, da Coordenação de Políticas de Promoção da Equidade em Saúde da SES-MG, frisou todo o trabalho de articulação desenvolvido pela equipe. “A pauta do Comitê de Saúde LGBT é prioritária. Há muita expectativa em torno de nosso trabalho que será desenvolvido ao longo do ano e esperamos que esse trabalho seja efetivo na vida das cidadãs e cidadãos mineiros”, analisou Lorena Luiza Chagas Lemos.

O Coordenador de Mobilização Social e Publicidade da SES-MG e membro do Comitê Joney Fonseca, reforçou a importância da participação da Comunicação Social dentro das ações. “É por meio da comunicação que somos representados. Além disso, há a construção cultural. Temos que construir juntos, de forma horizontal e não vertical, e mostrar nossa identidade, não somente na questão publicitária, mas também na questão cultural”, concluiu Joney Fonseca.

A reunião previu também a apresentação da estrutura estadual de atenção especializada ambulatorial e possíveis articulações com o processo transexualizador, bem como a definição das comissões temáticas e a preparação de proposta de pauta referente à próxima reunião, ainda sem data definida.

Por Paula Gargiulo

Enviar para impressão