Nesta quarta-feira (26), uma das cidades-polo do Curso de Aperfeiçoamento em Educação Popular em Saúde (EdPopSUS), Coronel Fabriciano (Vale do Rio Doce) recebeu a Mostra de Experiências EdPopSUS, produzida pelos educandos e educadores participantes.

A primeira mostra aconteceu na última terça-feira (25), em Governador Valadares, também no Território Vale do Rio Doce. Em Ponte Nova e Mariana (Território Caparaó) as apresentações estão marcadas para os dias 04 e 05 de maio, respectivamente.

A diretora-geral da Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG), Cida Veloso, presente na atividade, reconheceu o trabalho de organização do curso em Minas Gerais, coordenado pela Escola, que começou em 2015. “Parabenizo os educandos pela escolha de ir até o fim. Aos educadores e à coordenação que não mediram esforços para proporcionar essa oportunidade. As apresentações de hoje me emocionaram.", disse.

Ainda em sua fala, Cida citou o escritor Leonardo Boff para falar da importância do profissional do cuidado. “Todos nós somos seres de cuidado. Mas, enquanto profissionais de saúde, precisamos estar preparados para cuidar do outro em momentos de fragilidades. A essência da ESP-MG é estar envolvida em processos transformadores como o EdPopSUS”, afirmou

Avaliações e Sentidos

Renata Pekelman, apoiadora nacional do EdPopSUS esteve presente e realizou um panorama da ação. “Considerando que o EdPopSUS traz uma outra forma de pensar educação popular em saúde, o resultado é extremamente satisfatório. Uma forma que envolve as pessoas a partir das suas próprias realidades, que promove um diálogo mais intenso e isso nos ajuda a pensar refletir sobre saúde, não só de uma maneira individual, mas também coletiva. ”

William Lima de Freitas, Agente de Combate a Endemias do município de Manhuaçu, participou como educando e fala de seu lugar de atuação, a Atenção Básica do Sistema Único de Saúde (SUS). “Essa foi uma oportunidade de qualificação abordando várias temáticas atuais e relevantes. Uma capacitação que sem dúvidas me transformou positivamente”. 

A educadora dos municípios de Coronel Fabriciano, Timoteo e Ipatinga, Maria Eliete Santos concorda. “Estamos realizando um trabalho de resgate cultural dos municípios sobre cuidado, políticas públicas, ao mesmo que podemos fornecer acesso a população desse conhecimento. Respeitando a singularidade de cada município e o compromisso de publicar todos esses trabalhos produzidos. Isso transformou tanto educandos, quanto educadores”, comemora.

Trajetória

Em sua fase final, o EdPopSUS completou 17 encontros das regiões participantes. Hosana Passos, integrante do Comitê Estadual do EdpopSUS, comentou sobre os frutos da capacitação. “O saldo que temos é de possibilidades dos agentes de saúde e demais educandos protagonizarem processos de educação popular em seus municípios. Também reivindicarem de suas gestões a implementação da Política Nacional de Educação Popular, se aproximarem das práticas integrativas, além da formação política. Aprimorar a capacidade de análise sobre as opressões sofridas tanto por eles quanto pela população. Assim é possível provocar mudanças”, diz.

O curso

O EdPopSUS é uma oferta da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP) do Ministério da Saúde, organizada e planejada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), com o apoio da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e tem o objetivo de fortalecer a práxis dos trabalhadores do SUS, com o referencial político-metodológico da Educação Popular em Saúde, potencializando o cuidado, a participação e a mobilização popular nos territórios.

Essa segunda edição do EdPopSUS em Minas Gerais é coordenada pela ESP-MG e também acontece nos estados da Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, São Paulo e Sergipe

Confira o álbum de fotos da Mostra de Experiências em EdPopSUS:

Em Governador Valadares:  https://goo.gl/HNyAb7

Em Coronel Fabriciano: https://goo.gl/yEzPCS

Por Leíse Costa