A Regional de Saúde de Unaí, através do Núcleo de Vigilância Sanitária, realizou nesta terça-feira (25/04), no auditório da Regional, uma atualização referente ao Núcleo de Segurança do Paciente. O tema trabalhado nesta oportunidade foi o gerenciamento de risco e de eventos adversos.

O evento contou com a presença dos coordenadores das Vigilâncias Sanitárias Municipais e as Referências Técnicas dos Núcleos de Segurança do paciente dos hospitais da região. O objetivo da reunião é instituir ações para a promoção da segurança do paciente e a melhoria da qualidade nos serviços de saúde, buscando, assim, a redução do risco de dano desnecessário associado à atenção à saúde.

Crédito: Jessika Caldeira

Para a coordenadora do Núcleo de Vigilância Sanitária da Regional de Saúde de Unaí, Zeneide de Oliveira Ellera “a reunião foi produtiva e realizada no intuito de fazer com que os profissionais entendam a importância de desenvolver a cultura de segurança do paciente. Os eventos adversos que ocorrem nos serviços de saúde devem ser encarados como uma oportunidade para que os serviços possam rever seus processos e aumentar a qualidade e segurança dos serviços prestados”, explicou a coordenadora.

Foram trabalhadas com os profissionais presentes as várias ferramentas disponíveis para facilitar o processo de avaliação de risco e eventos adversos pertinentes aos serviços de saúde.

Por Jessika Caldeira

Enviar para impressão