O chefe da Divisão de Vigilância Sanitária e Ambiental (Divisa), Kleber Baptista, da Fundação Ezequiel Dias (Funed), participará de uma audiência na Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG), para debater as melhorias necessárias aos processos de fiscalização e de regulamentação dos produtos de origem animal no estado. O evento acontece amanha, às 9h, e abordará, também, o mapeamento de lotes irregulares fornecidos pelas empresas envolvidas na Operação Carne Fraca, da Polícia Federal.

Kleber explica que a Funed “apresentará o papel dos laboratórios da Divisa no monitoramento da qualidade de produtos cárneos comercializados no estado, bem como responderá aos questionamentos que os deputados venham fazer sobre o assunto”.

Qualidade da carne

Como se dá a fiscalização da qualidade das carnes? O controle e fiscalização de alimentos no Brasil é uma responsabilidade compartilhada entre órgãos da Agricultura (Secretarias e Ministério) e o Sistema Único de Saúde (SUS), cada um com as suas responsabilidades e atribuições distintas. Os órgãos da Agricultura, diferentemente do SUS, não formam um sistema, e apesar de interligados são independentes.

Crédito: Agência EBC / Reprodução.

Esses órgãos são responsáveis pela normatização e controle dos abatedouros, frigoríficos e das indústrias de processamento de produtos de origem animal, a exemplo de carnes e seus produtos derivados, bem como pela garantia da qualidade desses produtos.

Ainda, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, por meio do Serviço de Inspeção Federal (SIF), é responsável pelos produtos comercializados nacional e internacionalmente. “No âmbito estadual, a responsabilidade de fiscalização dos produtos de origem animal é do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), enquanto os produtos fiscalizados pelos Serviços de Inspeção Municipais (SIM) somente podem ser comercializados nos municípios onde são produzidos”, explica a diretora de vigilância de alimentos da SES-MG, Ângela Ferreira. Para ler mais informações sobre este assunto, clique aqui.

 

Por Funed / ASCOM