A Regional de Saúde de Pouso Alegre realizou nos dia 18 e 19 de Abril, reunião de Reapresentação e Alinhamento da Política Estadual de Promoção à Saúde (POEPS). O evento foi realizado no auditório da regional, para os municípios das Regiões de Saúde de Itajubá e Poços de Caldas, na terça-feira (18/04) e para os municípios da Região de Saúde de Pouso Alegre, na quarta-feira (19/04).
Crédito:​ Juliana Horta de Almeida

O objetivo do encontro foi reapresentar e discutir a Política Estadual de Promoção à Saúde de forma mais detalhada e propor estratégias para facilitar sua efetivação.

Estiveram presentes Gestores Municipais de Saúde, Coordenadores da Atenção Primária e Referencias Técnicas de Promoção da Saúde.

A reunião foi organizada e conduzida pela Coordenadora do Núcleo de Atenção Primária, Fernanda Maria Lacerda Dias, pela Referência Técnica da Promoção em Saúde, Nilza Reis Hermenegildo e pelo estagiário do Núcleo de Atenção Primária, Thiago Brandão Soares. Também colaboraram a Coordenadora de Atenção Primária de Santa Rita do Sapucaí, Elizângela Cássia Marques, e a Gerente de Vigilância em Saúde de Andradas, Daniele Cazarotto, que apresentaram suas experiências exitosas, servindo como incentivo e mobilização dos demais municípios presentes.

Elizângela Cássia relatou aos participantes como o município de Santa Rita do Sapucaí organizou seu processo de trabalho e como fortaleceu o trabalho Intersetorial e intrasetorial. “Foi de extrema relevância para o êxito das ações propostas e desenvolvidas” apontou Elizângela.

Daniele Cazarotto apresentou as experiências do município de Andradas no enfrentamento e combate a epidemia de dengue vivida em 2015 e como as estratégias desenvolvidas de maneira coletiva entre os diversos setores do município e a mobilização social realizada foi importante para evitar a repetição do quadro crítico em 2016. Também apresentou o trabalho da equipe com a prevenção da violência e promoção da cultura da paz e o estímulo ao aleitamento materno e alimentação saudável e adequada.

Para a Coordenadora do Núcleo de Atenção Primária da SRS, Fernanda Maria a reunião foi uma oportunidade de conhecimento, de aprendizado e também de aprofundamento. "Aqueles que compareceram pela primeira vez, puderam conhecer as Políticas de Promoção à Saúde, que devem ser utilizadas na estratégia de saúde em seu município. Já aqueles que compareceram em 2016, puderam aprofundar seus conhecimentos, além de esclarecer duvidas e aprender com as experiências de outros municípios. Sem dúvidas foi um momento rico e relevante para o fortalecimento das ações e empoderamento dos profissionais”, afirmou a coordenadora.

Por Juliana Horta de Almeida

Enviar para impressão