Nesta terça-feira (18/04), a Regional de Saúde de Uberaba encerrou o ciclo de treinamentos em Atenção Primária no Sistema Único de Sáude (SUS), iniciado em março, com capacitação voltada para referências em Saúde da Mulher e da Criança da região Triângulo Sul. De acordo com a referência técnica Jéssica Scandiuzzi, as abordagens são baseadas nos protocolos e Cadernos de Atenção Primária à Saúde, além das Diretrizes Brasileiras para Rastreamento do Câncer do Colo do Útero e de Mama, do Ministério da Saúde.

Wania Mendes, assistente administrativa do município de Iturama, afirma que “a porta de entrada para a saúde da mulher é a Estratégia de Saúde da Família. Lá, as equipes realizam palestras, orientações, vacinação e coleta para exames preventivos, independente da faixa etária da paciente. O município recebe, anualmente, uma grande quantidade de população flutuante, principalmente adolescentes com vida sexual ativa, muitas vezes com problemas de saúde. Essa população é oriunda, principalmente, das regiões norte e nordeste, especialmente de locais onde não há acesso de qualidade à saúde. Sendo assim, a administração municipal considera que toda mulher bem acolhida e atendida, melhora a estrutura social do município como um todo”.

O coordenador de Atenção Primária à Saúde da Regional de Saúde de Uberaba, Reginaldo Sakamoto, explica que “houve troca de recursos humanos em 75% nas gestões municipais de nossa região. Além disso, havia também uma demanda dos municípios por capacitações e visitas técnicas de monitoramento. Então, além das visitas, organizamos um cronograma de capacitações dividido por programas, que obteve 80% de adesão dos públicos alvo, o que consideramos um êxito”.

Desde o dia 07/03 foram realizadas capacitações com as seguintes temáticas: Introdução à Atenção Primária à Saúde, Instrumentos de Gestão, Saúde Bucal, Promoção à Saúde e Sistema Geicom.

Por Sara Braga

Enviar para impressão