Nesta terça-feira (18/04), o Subsecretário de Vigilância e Proteção à Saúde da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Rodrigo Said, juntamente com o assessor da Secretaria Municipal de Belo Horizonte, Marcelo Azalin, participaram de coletiva de imprensa sobre a Campanha de Vacinação contra a Gripe 2017

O Subsecretário Rodrigo Said, destacou que na campanha deste ano os professores estão incluídos no público alvo, de acordo com orientação do Ministério da Saúde (MS). O objetivo dessa inclusão é, justamente, aumentar a oferta da vacina a esses profissionais que, por trabalharem em locais fechados, também são considerados vulneráveis à doença. Clique aqui e confira a nossa galeria de imagens. 

Crédito: Marcus Ferreira / SES-MG.

De acordo com Rodrigo Said, a meta este ano é vacinar 90% do público prioritário em Minas Gerais, que corresponde a cerca de 5.560.505 milhões de pessoas. Já em relação à capital mineira, segundo o assessor da Secretaria Municipal de Belo Horizonte, Marcelo Azalin, espera-se vacinar cerca de 800 mil pessoas. 

No Centro de Saúde Nossa Senhora Aparecida, em Belo Horizonte, Rosana Veloso Caetano, de 47 anos, portadora de doença crônica, garante que desde que passou a tomar a vacina contra a gripe, as crises de asma amenizaram. “Eu venho todos os anos e minhas crises de asma diminuíram bastante. A vacina não dói nada e é sempre melhor prevenir”. 

Veja também:
- Confira no "Blog da Saúde MG" dicas para se prevenir contra a gripe e o resfriado

Fazem parte do público prioritário desta campanha, além de indivíduos com 60 anos ou mais, as crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os trabalhadores da saúde, os povos indígenas, os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional. 

Prevenção 

De acordo com Rodrigo Said, além da vacinação voltada para o público alvo, é importante que toda a população esteja atenta às medidas de prevenção à gripe. “Lavar bem as mãos com água e sabão, utilizar o antebraço ou o lenço de papel quando for tossir ou espirrar (evitando assim cobrir a boca com as mãos), evitar tocar os olhos, boca e nariz após contato com superfícies, não compartilhar objetos de uso pessoal e manter os ambientes bem ventilados são algumas das medidas que podem ser tomadas por todos”, explicou o subsecretário.

Crédito: Marcus Ferreira / SES-MG.

Em 2017, até o momento, foram confirmados 32 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave causados pelo vírus da Influenza. Dos casos associados à Influenza, 5 foram provocados pelo tipo B, 1 pelo tipo A/H1, 23 pelo tipo A/H3N2 e 3 pelo tipo A não subtipado ou sem informação.

19ª Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe

A Campanha teve início no dia 17 de abril e seguirá até 26 de maio, sendo dia 13 de maio, um sábado, o Dia D de Vacinação. Para mobilizar a população mineira, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais já começou a veicular sua campanha na TV, internet e rádios da capital e do interior do estado.

Na internet, o site www.saude.mg.gov.br/gripe foi criado especialmente para o cidadão consultar informações sobre a vacinação, a doença e as principais formas de prevenção. A campanha também será feita nas redes sociais da SES-MG (Facebook, Twitter e Instagram).

» Abaixo, confira o vídeo da coletiva sobre a campanha de vacinação contra a Gripe 2017:

 

» Abaixo, confira o áudio da coletiva sobre a campanha de vacinação contra a Gripe 2017:

 

Por Fernanda Rosa