Regional de Saúde de Pirapora, por meio do Núcleo de Gestão Regional, abordou o tema Instrumentos de Gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), durante a 132ª reunião Ordinária do Colegiado Intergestor Regional (CIR) de Pirapora, que ocorreu na tarde de ontem (28/03), no auditório da Regional.

“Reuniões para capacitação de gestores, técnicos e conselheiros municipais de saúde  ocorreram na GRS em fevereiro e março deste ano com o objetivo de capacitar e atualizar as informações sobre os Instrumentos de Planejamento que são mecanismos que garantem o funcionamento do SUS em todos os níveis de atenção,  com ênfase na Programação Anual de Saúde, Plano Municipal de Saúde, Relatório Anual de Gestão, Pactuação de Indicadores de Saúde “Pacto Interfederativo”, além do tema Conferências Municipais de Saúde”, disse Adriana Katia Emiliano Souza, coordenadora de Gestão Regional.

Crédito: Vinícius Falcão

Adriana destacou também que com o Decreto 7.508/11 foi inaugurado um novo marco na relação interfederativa. Isso porque o decreto regulamenta aspectos da Lei 8.080/90, como a organização do SUS, o planejamento da saúde, à assistência à saúde e à articulação interfederativa. Permitindo assim, uma maior integração das ações e serviços em saúde, por meio do seu funcionamento em rede de atenção regionalizada e hierarquizada.

Para Maria Cândida Fiuza Costa Queiroz, diretora da Regional de Saúde de Pirapora, “as capacitações estão sendo muito importantes, porque agregam conhecimento aos municípios no início de uma nova gestão. Atualizam informações sobre responsabilidade local e responsabilização compartilhada, por meio da conjugação de recursos e o compromisso de reduzir desigualdades e promover a equidade social”.

A reunião contou com a participação de gestores, conselheiros e técnicos de saúde dos municípios da Região de Saúde de Pirapora. “Atualizar o conhecimento sobre os Instrumentos de Gestão do SUS e a responsabilidade dos Conselhos de Saúde é fundamental para toda a gestão municipal, uma vez que tornar a gestão mais democrática e transparente”, falou a secretária municipal de saúde do município de Várzea da Palma, Viviane Gonçalves Carneiro.