A Regional de Saúde de Uberaba participou, no último sábado (21/03), da IX Conferência Municipal de Saúde de Uberaba. O evento, promovido pela Secretaria e Conselho Municipal de Saúde, teve como objetivo discutir a situação de saúde da região, além de referendar as ações ainda não executadas, aprovadas na VIII Conferência Municipal, para comporem o Plano Plurianual de Saúde 2018-2021 para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

O superintendente da Regional de Saúde de Uberaba, Ivan José da Silva, que representou a Regional no evento, destacou a importância do planejamento de saúde. “É muito importante que a organização das ações de saúde seja criteriosa e inclua investimentos na atenção primária. Com a redução de recursos investidos na saúde, de forma geral, corre-se o risco de que demandas de urgência e emergência e de alta-complexidade se sobreponham à promoção e prevenção da saúde, e isso não deve acontecer”, disse.

Crédito: Sara Braga

A programação teve início com as assembleias por distritos sanitários, que aconteceram simultaneamente nos três regiões do município. Entre os temas, estão a ampliação da cobertura da Atenção Primária à Saúde, capacitação e humanização dos profissionais, ampliar programas de incentivo ao estudo dos profissionais de saúde, a revisão do plano de carreira dos funcionários da SMS Uberaba, entre outras.

Participaram do evento representantes da Superintendência Regional de Saúde de Uberaba, da Prefeitura Municipal, dos Conselhos Estadual e Municipal de Saúde e demais delegados.

Por Sara Braga