Entre os dias 27 e 30 de março de 2017, a Secretaria de Estado de saúde de Minas Gerais (SES-MG) promove o segundo módulo do Curso de Capacitação para Inspeção Sanitária em Serviços de Terapia Renal Substitutiva. A abertura do curso, que conta com a participação de técnicos da Vigilância Sanitária das 28 Regionais de Saúde do Estado e de 19 municípios, ocorreu na tarde desta segunda-feira (27/03), na Cidade Administrativa de Minas Gerais, em Belo Horizonte.

O superintendente de Vigilância Sanitária da SES-MG, Rilke Novato Públio, iniciou o curso frisando a importância de se promover capacitação no âmbito da Vigilância Sanitária, tendo em vista as novas tecnologias que vêm sendo empregadas. “É importante trilharmos esse caminho da qualificação para aprimorarmos as técnicas utilizadas em prol das novas tecnologias que vêm surgindo. Precisamos estar cada vez mais qualificados. O sinônimo de Vigilância Sanitária deve ser o conhecimento, a informação, a tecnologia. Portanto, é imprescindível a qualificação”, afirmou Rilke Novato Públio.

Crédito: Marcus Ferreira

Posteriormente, a Enfermeira e servidora da Regional de Saúde de Sete Lagoas, Dinéia Maria de Castro Gonçalves, iniciou o primeiro tópico do curso – abordagem dos pontos críticos da inspeção em Serviços de Diálise -, e destacou alguns pontos referentes a rotina de trabalho da inspeção sanitária no âmbito da hemodiálise como limpeza adequada dos aparelhos e salas, títulos e especialização do médico responsáveis, ficha do paciente, entre outros.

“O profissional precisa conhecer o que deve ser avaliado e observado, desse modo, terá condições reais de inspecionar os estabelecimentos de forma adequada”, frisou Dinéia Maria de Castro Gonçalves.

Com duração de quatro dias, o curso ainda abordará a investigação de surto; o controle da qualidade da água tratada para hemodiálise e os pontos críticos desse monitoramento, além de expor os indicadores em serviços de Diálise no Estado de São Paulo e Minas Gerais.

Por Paula Gargiulo