O Núcleo de Atenção Primária à Saúde (NAPRIS) da Regional de Saúde de Ubá promoveu nesta quarta-feira (22/03), a 6ª Edição das Oficinas de NASF. Desde 2012 estes eventos vêm proporcionando a troca de experiências entre profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), coordenadores de Atenção Primária à Saúde e Gestores Municipais, visando capacitá-los para um trabalho de qualidade dentro das propostas ministeriais, estaduais e regionais instituídas para o trabalho do NASF.

Crédito: Lavínia Luisa

De acordo com Fabiana Érica, referência de Saúde Mental da Regional de Ubá “o resultado destas oficinas é muito produtivo, pois elas promovem a criação de uma rede de comunicação entre estes profissionais, além de estimular o surgimento de novas ideias e o fortalecimento de nosso SUS”. Nesta edição, o foco foi à discussão sobre o trabalho em redes de atenção, estando o NASF incluído entre os dispositivos de Rede de Atenção Primária à Saúde e que são acionados pela Estratégia Saúde da Família (ESF) nos casos mais complexos, como, por exemplo, transtornos mentais graves, uso de drogas, desnutrição, hipertensão e diabetes graves.

Durante o encontro, também apresentado o Caderno de Boas Práticas em NASF, idealizado por Fabiana Érica, que contou com a colaboração dos municípios no envio das experiências. O caderno tem a função de divulgar as boas ações desenvolvidas por alguns núcleos e também de promover o reconhecimento destes profissionais que se dedicam na realização do melhor trabalho possível no nível de atenção das equipes da Atenção Primária à Saúde.

Por Lavínia Luisa

Enviar para impressão