Nesta sexta-feira (24/03) é o Dia Mundial de Enfrentamento à Tuberculose. Para celebrar a data e também, a Regional de Saúde de Belo Horizonte distribuiu folhetos informativos no entorno da Praça Sete e na Farmácia de Todos. Segundo o médico da Regional de Saúde de Belo Horizonte, João Júnior, a tuberculose ainda é bastante frequente no Brasil e no mundo.  “Toda pessoa com tosse há mais de três semanas, com ou sem escarro, deve procurar uma unidade de saúde”, explica o médico.

Crédito: Alessandra Maximiano

Além da tosse persistente, outros sintomas da doença são suor noturno, perda de peso, falta de apetite, cansaço e dor no peito. A transmissão da tuberculose ocorre pela tosse e espirro. Nesta ação, assim como no ano passado, as drogarias do corredor fechado da rua Rio de Janeiro, na Praça Sete, também ajudaram na divulgação do material.

O diagnóstico da doença e o tratamento estão disponíveis em qualquer unidade de saúde do Estado. “O tratamento tem duração de 6 meses e a medicação é fornecida apenas pela rede pública, não sendo possível ser adquirida em farmácias comuns.  Isso possibilita a padronização do tratamento, evitando a automedicação e a resistência ao bacilo”, explica João Júnior.

Outras informações, acesse: www.saude.mg.gov.br/tuberculose

Por Alessandra Maximiano