Nesta quarta-feira (22/03), na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, foi realizada a cerimônia de abertura dos Cursos de Especialização em Vigilância em Saúde, Vigilância Sanitária e Qualidade e Segurança no Cuidado ao Paciente. Os cursos, que deverão abranger cerca de 120 profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) da região metropolitana de Belo Horizonte, são realizados numa parceria entre a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) e o Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês. Clique aqui e confira a nossa galeria de fotos.

De acordo com o Superintendente de Vigilância Sanitária da SES-MG, Rilke Novato Públio, o curso traz a possibilidade de se discutir e promover ações de fortalecimento do trabalho realizado pelo SUS. “O momento que estamos vivendo nos remete à necessidade de discutirmos possibilidades de ação. Precisamos discutir de forma ampliada, com a Vigilância em Saúde, o princípio e a ação da integralidade. Com essa parceria conseguimos promover avanços independentemente do momento delicado que estamos vivendo”, afirma.

Crédito: Marcus Ferreira / SES-MG.

A diretora da ESP-MG, Maria Aparecida Mendes Veloso, falou sobre a importância da promoção da educação dos trabalhadores do SUS, por meio da formação de parcerias. “Um dos nossos eixos e princípio norteador é a educação permanente em saúde, em que vamos até onde os trabalhadores do SUS estão. Formamos profissionais criticamente responsáveis e que reflitam sobre seus processos de trabalho. Se estamos aqui é porque acreditamos ser possível transformar realidades”, disse.

Por meio da utilização de metodologias ativas, os cursos têm como objetivo potencializar e construir capacidades de envolvimento dos profissionais do SUS, fortalecendo discussões e respondendo às dificuldades apontadas nos locais de trabalho. Também fazem parte da parceria para realização dos cursos o Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretários da Saúde (CONASS), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) e Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS-MG).

Durante a abertura, o presidente do COSEMS-MG – Regional Belo Horizonte, Bruno Diniz Pinto, falou sobre a importância de capacitar os profissionais do SUS que atuam diretamente com os usuários do sistema. “Os projetos de apoio ao SUS em Minas Gerais são muito importantes para o fortalecimento da região. Precisamos aproximar o trabalho da ponta do nível educacional”, explica.

Os cursos contarão com encontros presenciais mensais e também atividades à distância, além da construção de projetos aplicáveis que tragam contribuições para os serviços ofertados pelo SUS. Segundo a representante do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês, Luciana Nogueira, é preciso olhar para os trabalhadores de forma integrada. “Temos a crença de que é fundamental investir em quem cuida do SUS diariamente. Nosso trabalho é cuidar de quem constrói o SUS, é olhar para os trabalhadores do sistema como seres complexos e integrais. Trabalho também é pensamento, reflexão, diálogo e afeto”, disse.

Por Jéssica Gomes

Enviar para impressão