Abrangendo cerca de 150 médicos, enfermeiros, entre outros profissionais de saúde da Atenção Primária, Especializada e de hospitais da região de saúde Triângulo Sul, a Regional de Saúde de Uberaba promoveu um treinamento que teve ênfase na sífilis. Além disso, o encontro contou com palestra do infectologista Rodrigo Juliano Molina, professor da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e médico do Hospital de Clínicas da universidade. O treinamento teve início nesta última terça-feira (21/03), em Uberaba, e se encerrou nesta quarta-feira (22/03).

Segundo Molina, houve aumento do número de pacientes com sífilis devido à falta de prevenção. “Este treinamento visa melhorar o diagnóstico e o manejo clínico inicial dos profissionais, especialmente da atenção primária, para essa e as outras patologias sexualmente transmissíveis”, destaca o professor.

A a coordenadora do programa de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), Aids e Hepatites Virais da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Jordana Costa, falou sobre a Vigilância Epidemiológica do HIV e da Sífilis e frisou a importância do correto acolhimento ao público acometido pelas doenças. “É muito importante trabalhar o vínculo com os pacientes soropositivos em geral e, especialmente, com populações chave para a vigilância dessas doenças, como privados de liberdade, usuários de álcool e outras drogas, gays e pessoas trans, que ainda sofrem preconceito e muitas vezes não são devidamente acolhidos pelos serviços de saúde”, apontou Jordana.

Para a médica de saúde da família, Adriana Aveiro, que atua na unidade George Chirée Jardim, no bairro Alfredo Freire em Uberaba, “é necessário que todas as unidades básicas de saúde possam trabalhar com os testes rápidos de ISTs, e não somente o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), pois isso facilitaria muito o diagnóstico. Além disso, é importante fazer trabalho educativo, falar sobre o assunto com os jovens nas escolas, mas ainda existem muitos tabus e preconceitos, às vezes da própria escola, quando o assunto é sexualidade”.

A responsável pelo treinamento, Denise Maciel Carvalho, referência técnica de IST/AIDS e Hepatites Virais da Regional de Saúde de Uberaba, afirma que ele vem sendo idealizado desde que se detectou o aumento dos casos de Sífilis congênita nos municípios da região, reproduzindo o que vem sendo identificado em todo o estado, o Brasil e o mundo. “Por isso, em parceria com os núcleos de Atenção Primária e Atenção à Saúde da superintendência, montamos o curso para treinar e sensibilizar os profissionais para realizar o diagnóstico e tratamento o mais rápido possível, e reduzir assim, o número de casos da doença”, destacou Denise.

Também palestraram Rúbia Mara Veloso e Mayara Cristina Marques, da Coordenação Estadual de IST/AIDS, sobre a Rede de Profilaxia de Pós-Exposição às Doenças. Cada profissional presente no treinamento será cadastrado como multiplicador no Sistema Único de Saúde (SUS) e ficará responsável por capacitar sua equipe de saúde até dia 31 de maio de 2017.

Por Sara Braga

Enviar para impressão