No Dia Universal do Teatro, celebrado nesta terça-feira (21/03), a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) comemora os 10 anos do grupo de teatro “Saúde em Cena”. Criado em março de 2007, a iniciativa tem como objetivo mobilizar as pessoas sobre diversos temas relacionados à saúde por meio da interação teatral, fazendo do Sistema Único de Saúde (SUS) seu maior espetáculo.

Saúde em Cena VII

As apresentações, que contam com personagens coloridos e divertidos, de forma lúdica, trazem nos textos informações importantes sobre prevenção e promoção da saúde. Segundo o jornalista, ator e coordenador de Mobilização Social da SES-MG, Joney Fonseca, o teatro é uma das ferramentas estratégicas que desperta a atenção e reflexão do público sobre temas que fazem parte de seu cotidiano.
“Utilizar as artes cênicas na mobilização social em saúde é um desafio porque trata-se de adequar a linguagem e estrutura do teatro, tida como lúdica e de entretenimento, para um viés didático, porém sem carregar uma configuração típica de formas institucionais clássicas que não despertam a atenção e envolvimento do público”, explica Joney.

Para ele, envolver a sociedade no processo de promoção da saúde é um dos pilares do SUS. “O teatro, enquanto uma das estratégias do processo de mobilização social em saúde, é fundamental como dispositivo de dispersão de informação e de geração de vínculos entre os públicos envolvidos e provoca o sentimento de corresponsabilidade”, ressalta.

O grupo é integrado, atualmente, por uma equipe de seis servidores que atuam na SES-MG, sendo todos voluntários. De acordo com a coordenadora do Saúde em Cena, Susan Prado Aun, o grupo nasceu, inicialmente como um exemplo de estratégia de ação de mobilização social regional. “Como a estratégia deu certo, o Saúde em Cena deixou de ser uma ação e se instituiu como um grupo de teatro da SES-MG, do nível central. Desde o início até os dias de hoje, o grupo apresenta temas relacionados à saúde pública”, explicou.

Fotos: Marcus Ferreira

Histórico do grupo

Em seus 10 anos de existência, o grupo já realizou diversas apresentações e intervenções em escolas, Organizações Não Governamentais (Ongs), instituições públicas e privadas.

Segundo Susan Prado Aun, o Saúde em Cena trabalha com temas relacionados ao SUS, como enfrentamento ao Aedes e promoção da Saúde da Mulher, Saúde do Homem, Antitabagismo, H1N1, rotinas de alguns setores, homenagens e outros. “A primeira reunião do grupo se deu em 2007. Desde então, foram 164 apresentações em vários locais, desde escolas, estádios, outros municípios, eventos, clínicas etc. Estimamos um público de 121 mil espectadores que já nos assistiram”.

Abaixo seguem algumas peças que foram destaques de apresentação durante esses 10 anos:

• 2007 – Após oficinas e ensaios, o grupo criou coletivamente o primeiro espetáculo, denominado “A Revelação”. A peça tratava, de forma lúdica, a prevenção e os cuidados com o mosquito Aedes aegypti.
  • Ainda no mesmo ano, o Saúde em Cena apresentou o espetáculo “Muito além da Vila, muito além mesmo”. A peça, escrita pelo integrante Léo Duarte, tratava da preocupação em reduzir a mortalidade materna infantil.
  • 2008 – Escreveram o espetáculo “Deu a louca no mundo da fantasia” que tinha como objetivo mobilizar, de forma lúdica, as crianças sobre a importância do combate à dengue.
  • 2014 – Fizeram uma intervenção no hall da SES-MG intitulada “Silêncio”. A apresentação teve como objetivo sensibilizar os trabalhadores e trabalhadoras sobre o tema e estimular a reflexão sobre as possibilidades de cada um em tornar o local de trabalho mais silencioso e agradável.
  • Em 2016, o grupo apresentou a peça “Carinha de Anjo”. A peça, baseada em novelas mexicanas, aborda temas relacionados à saúde pública, focando em prevenção e cuidados.

Arte: Deise Meireles

Por Jornalismo SES-MG