Nos dias 14, 15 e 16 de março, a Regional de Saúde de Divinópolis e o Centro Estadual de Atenção Especializada de Santo Antônio do Monte, realizaram uma capacitação sobre Estratificação das Gestantes no Pré-natal. O objetivo do treinamento foi qualificar os profissionais sobre a nova Nota Técnica Conjunta de Estratificação do Risco da População Perinatal, sendo uma estratégia central de organização da Rede de Atenção à Saúde da mulher e da criança.

"A Atenção Primária é o ponto Central da rede. É importante que a gestante seja acompanhada pelos profissionais da ponta. Em casos de atendimento especializado, a gestante ainda deve continuar com o vínculo com profissionais da Unidade Básica. Isto refletirá na qualidade da assistência à gestação”, destacou a enfermeira do CEAE, Giselle Aparecida Pinto.

Crédito: Willian Pacheco.

“O que precisamos ter em mente é que toda gestante deve receber acolhimento e acompanhamento de qualidade no atendimento", explicou a referência de Materno e Infantil e Saúde da Mulher do Núcleo de Atenção Primária da regional, Janusa Maria Muniz.

A Nota Técnica Conjunta de estratificação do risco da população perinatal foi produzida em conjunto pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, Associação de Ginecologistas e obstetras de Minas Gerais, Associação Brasileira de obstetrizes e enfermeiras Obstetras Seccional de Minas Gerais e Associação Mineira de Medicina da Família. O material consiste em  um instrumento de consulta aos critérios de risco gestacional e aos cuidados preconizados durante o pré-natal.

Por Willian Pacheco