Na última segunda-feira (13/03), o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Sávio Souza Cruz, participou da reunião ordinária do Conselho Estadual de Saúde (CES-MG) que elegeu a nova nova Mesa Diretora do Conselho, que assumirá a gestão 2017/2019. A eleição inovou na paridade na sua composição: metade composta por mulheres e metade composta por homens.

Durante a reunião, o secretário Sávio elogiou a iniciativa e ressaltou o atual momento da saúde em Minas e no Brasil, lembrando que a prioridade do Estado hoje é manter o funcionamento das ações de saúde pública. “Não podemos permitir que o Estado entre em colapso. A situação é de muita precariedade. Nosso desafio é manter os serviços públicos de saúde funcionando e batalhar cada vez mais para o fortalecimento do SUS”, afirma Sávio.

Já vice-presidente, Ederson Alves da Silva, reafirmou a importância de avançar na área da saúde e, consequentemente, no SUS. Sobre a Parceria Pública- Privada (PPP), o vice-presidente lembrou sobre a necessidade em reafirmar a bandeira do controle social contra as PPP’s. “O Controle Social é o guardiã MESA 2º do SUS e iremos cumprir esse papel”, finalizou.

Em uma eleição marcada pela representatividade feminina, Lourdes Machado (eleita secretária geral) evidenciou a necessidade de mulheres ocupando espaços de poder de forma diversificada e porque não na saúde. “Nós mulheres ocupamos muitos lugares, mas ainda não estamos em espaços de poder. Está na hora de mudar isso. Na Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG), por exemplo, em um total de 77 deputados, apenas seis são mulheres", refletiu.

Em seguida, foi apresentado o Relatório da Gestão 2015/2017, onde foram apontados os avanços e algumas prioridades, como o fortalecimento dos conselhos municipais. Para isso, o CES-MG em parceria com a Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG), está promovendo o curso de capacitação para conselheiros municipais previsto para maio, que será ministrado para 4 mil pessoas.

Ainda, durante a reunião ordinária, foi realizado um levantamento de dados sobre as demandas realizadas pela Secretaria Executiva do CES-MG como resposta de e-mails, ligações, gastos com diárias para conselheiros e outros nesta gestão. Em seguida, os membros da mesa diretora 2015/2017 relembraram as conquistas alcançadas durante este período e agradeceram pela confiança a eles depositada pelos membros do controle social.

A eleição da Mesa Diretora do CES-MG foi realizada da seguinte forma: com dois gestores (25%), quatro usuários (50%) e dois trabalhadores (25%). Com 36 votos a favor, nenhuma abstenção e/ou voto contrário, a Mesa Diretora do CES-MG da gestão 2017/2019 será composta pelos seguintes membros:

• Presidente: Luiz Sávio Souza Cruz (Secretário de Estado da Saúde) – GESTOR*
  • Vice- presidente: Ederson Alves da Silva (CUT-MG) – USUÁRIO
  • Secretária- Geral: Lourdes Machado (CRP- MG) – TRABALHADORA
  • 1º Secretário: Júlio Cézar Pereira (FAMEMG) – USUÁRIO
  • 2ª Secretária: Gislene Gonçalves Reis (Central de Movimentos Populares de Minas Gerais) – USUÁRIA
  • 3ª Secretária: Camila Moreira de Castro (SES-MG) – GESTORA
  • 1º Diretor de Comunicação: Renato Almeida de Barros (SINDSAÚDE) – TRABALHADOR
  • 2ª Diretora de Comunicação: Maria Nazaré Anjo dos Santos (FADEMG) – USUÁRIA

*Observação: Pelo regimento do CES-MG, o secretário de Estado da Saúde automaticamente é nomeado presidente do Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais.

Por CES-MG / ASCOM