Em meio a uma viagem ao Brasil, um canadense, sem seguro-saúde, precisou de atendimento médico e foi levado a um hospital público. Após ser devidamente medicado e sabendo que não tinha seguro, a pessoa buscou o hospital onde foi atendido para ressarci-lo pela assistência recebida. A resposta que obteve, no entanto, foi a seguinte: “O Sistema Único de Saúde (SUS) é universal e destinado ao atendimento gratuito de toda a população brasileira, inclusive de estrangeiros não residentes no Brasil”.

A história descrita foi contada pelo Gerente de Negócios do Consulado Geral do Canadá em Belo Horizonte, Franz Brandenberger, durante reunião realizada na tarde desta terça-feira (21/02), na Cidade Administrativa, em BH. Na ocasião, o Secretário Adjunto da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Nalton Moreira da Cruz e o Chefe de Gabinete, Lisandro Carvalho de Almeida Lima, receberam a Cônsul e gerente do Programa Comercial do Canadá, Cynthia Bernier, a cônsul geral, Evelyne Coulombe e o Gerente de Negócios do Consulado Geral do Canadá em Belo Horizonte, Franz Brandenberger.

Crédito: Fernanda Rosa / SES-MG.
Ao longo da reunião, o Secretário Adjunto apresentou a situação geral da Febre Amarela no estado aos representantes canadenses, abordando as ações adotadas para o controle e prevenção da doença, bem como questões relacionadas à vacinação e assistência hospitalar aos pacientes. “Desde o início deste ano, quando a SES-MG foi notificada sobre a ocorrência de casos suspeitos de febre hemorrágica nas regiões com ocorrência de morte de primatas, foi imediatamente posto em prática as ações preconizadas para vigilância e assistência dos casos”, explicou o Secretário Adjunto da SES-MG, Nalton Moreira da Cruz.

No início de 2017, a SES-MG foi notificada sobre a ocorrência de casos suspeitos de febre hemorrágica a esclarecer em municípios das regiões de Teófilo Otoni, Coronel Fabriciano, Manhumirim e Governador Valadares, com a ocorrência de morte de primatas, conhecida como epizootia. Para o enfrentamento da febre amarela, o SUS oferece gratuitamente a vacina por meio do Calendário Nacional de Vacinação nas Unidades Básicas de Saúde (também conhecida como Posto de Saúde), principalmente para as pessoas que moram ou vão viajar em área rural, silvestre ou de mata. Também é oferecido pelo SUS toda a assistência farmacêutica e hospitalar aos pacientes em tratamento.

Saiba mais sobre o SUS no site: www.saude.mg.gov.br/sus

 

Por Fernanda Rosa