A Regional de Saúde de Montes Claros participou, nesta segunda-feira (20/02), de audiência pública na Câmara Municipal de Montes Claros. Na oportunidade foi apresentado as ações que o Governo do Estado tem realizado para o controle, prevenção e enfrentamento da Febre Amarela

No caso específico do Norte de Minas a coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e de Saúde do Trabalhador da Regional de Saúde de Montes Claros, Josianne Dias Gusmão, ressaltou que desde abril de 2016 a SES-MG já vem desenvolvendo uma série de ações preventivas visando evitar a ocorrência de surto da febre amarela, em virtude da morte de primatas não humanos por causa da doença. As ações envolvem os 86 municípios que integram as áreas de atuação da Regional de Saúde de Montes Claros e as gerências regionais de saúde de Pirapora e Januária.

Crédito: Pedro Costa

Além de orientar os municípios no sentido de atualizar os cartões de vacina da população e, em caso de necessidade, vacinar quem reside em áreas de risco, a Regional de Saúde criou um grupo de trabalho envolvendo representantes da Polícia Militar de Meio Ambiente, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente de Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Universidade Estadual de Montes Claros, Instituto Estadual de Florestas e Corpo de Bombeiros, objetivando acompanhar e avaliar a ocorrência da morte de primatas não humanos, o que pode indicar a circulação do vírus em regiões silvestres.

Josianne Gusmão reforçou que como a febre amarela é uma doença que pode ser evitada, o trabalho de orientação da população no sentido de procurar se vacinar precisa ser intensificado, pois a reposição dos estoques de vacinas junto aos municípios está ocorrendo normalmente.

Montes Claros

Durante a audiência a secretária municipal de saúde de Montes Claros, Dulce Pimenta Gonçalves informou que neste ano praticamente 100% dos moradores da zona rural já foram vacinados contra a febre amarela e o trabalho de imunização da população urbana continua sendo executado por meio do funcionamento de 18 salas de vacinação localizadas em regiões estratégicas do município.

Ao destacar que a SES-MG tem sido “parceira incondicional do município na implementação de um plano de prevenção para possível surto de febre amarela”, Dulce Pimenta assinalou que somente neste ano o Governo do Estado já repassou cerca de 60 mil doses de vacina para o município. No mesmo período de 2016 o quantitativo de doses utilizadas pela Secretaria Municipal de Saúde ficou em torno de duas mil.

Somente na zona rural a Secretaria Municipal de Saúde informou que já foram vacinadas mais de 15 mil pessoas e o trabalho de busca ativa de quem ainda não foi imunizado está tendo continuidade, por meio da visita de profissionais de saúde em todas as moradias.

União de Esforços

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Joaquim Lima, salientou que “é testemunha ocular” de que tanto o município como a Secretaria de Estado de Saúde tem unido esforços para evitar a ocorrência de casos humanos de febre amarela no Norte de Minas.

Por sua vez o tenente do Corpo de Bombeiros, Dílson Veloso Júnior destacou que o apoio da corporação às ações de prevenção contra a febre amarela se constitui decisão importante no sentido de contribuir para a proteção da população como um todo.

Vários vereadores que participaram da audiência pública também destacaram a importância das ações que vem sendo executadas pela SES-MG e Secretaria Municipal de Saúde. O vereador Daniel Dias, autor da proposta de realização da audiência lembrou que a interação entre os diversos órgãos públicos atuantes no Norte de Minas se constitui fator primordial no sentido de evitar a ocorrência de surto da febre amarela na região.

Por Pedro Costa

Enviar para impressão