Entre os dias 27 a 30 de novembro, foi realizado em Salvador, na Bahia, o 7º Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária (SIMBRAVISA). O evento contou com a presença de 17 técnicos da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), tanto do Nível Central, quanto das Regionais de Saúde. O evento teve como objetivo reunir profissionais de pesquisa, ensino e serviços de Vigilância Sanitária (VISA) e áreas afins para refletir e discutir sobre as questões da área.

Durante as discussões e apresentações dos trabalhos científicos, o arquiteto e técnico da coordenadoria de Vigilância Sanitária da Regional de Saúde de Teófilo Otoni, Lauro Ferreira Tolentino Júnior, apresentou um trabalho de sua autoria com o tema “Habilitação Sanitária em Agroindústrias”, que trata de soluções arquitetônicas para adequação das agroindústrias familiares, conforme exigências da VISA.

Para ele “o Simpósio foi uma troca de experiência de muito valor, pois reuniu técnicos de todo o país para discutir temas relevantes para a população como: inclusão dos pequenos produtores no mercado formal e a atuação da Vigilância Sanitária sob a ótica de ações educativas, quebrando os paradigmas de vigilância punitiva e a ideia que se tem da atuação, somente como órgão fiscalizador”, explicou.

SIMBRAVISA

A 7ª edição do Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária (7º SIMBRAVISA) teve como tema central o Sistema Único de Saúde (SUS) e seu Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS). O evento é um espaço para o aprofundamento do diálogo entre academia, os serviços de vigilância sanitária e a sociedade, visando o desenvolvimento teórico, conceitual, metodológico e das práticas específicas da saúde coletiva, no contexto das políticas de saúde.

Por Lineu Cardoso

Enviar para impressão