Nesta terça-feira (06/12), a Regional de Saúde de Alfenas realizou capacitação para gestores de saúde, técnicos de informática, odontólogos e coordenadores da Atenção Primária dos municípios da Regional, para implantação do Prontuário Eletrônico E-SUS. O objetivo da ação foi orientar os participantes com relação à Resolução CIT 07, de 26 de novembro de 2016, do Ministério da Saúde, que estabelece o prazo de até 10/12/2016 para que os municípios enviem as informações por meio de prontuário eletrônico SISAB.

IMG 20161206 144257905

Os municípios que não tenham condições de enviar as informações ao SISAB por prontuário eletrônico deverão preencher o formulário de justificativa no Sistema de Controle de Uso do E-SUS Atenção Básica. A coordenadora do Núcleo de Atenção Primária à Saúde (NAPRIS) da Regional de Alfenas, Magda Araújo, ressaltou a importância dos gestores e técnicos estarem atentos à resolução, visto que os municípios que não implantarem o sistema ou não justificarem terão o recurso do PAB variável suspenso. "Com o acesso ao sistema em tempo real, os gestores receberam orientações do passo a passo para que a justificativa seja feita com veracidade, dentro de sua realidade", acrescentou a coordenadora.

Os municípios que não conseguirem acessar o Sistema de Controle de Uso do E-SUS Atenção Básica deverão informar à sua Unidade Regional de Saúde, por meio da referência técnica no Sistema, que irá consolidar os dados e remeter à SAPS/SES-MG. O objetivo é levantar o número de municípios que não possui acesso ao sistema de justificativa e remeter a informação para o DAB/MS - Ministério da Saúde.

Por Marivalda Tobias