No ultimo dia 26 de outubro, ocorreu a IV Mostra de Experiências em Alimentação e Nutrição no Sistema Único de Saúde (SUS), em Porto Alegre (RS). A iniciativa contou com 377 trabalhos inscritos, dentre relatos de experiência e trabalhos acadêmicos. Todos os trabalhos tiveram avaliação cega, realizada por dois avaliadores. Clique aqui e conheça os premiados da IV Mostra.

Foram selecionados 100 trabalhos para apresentação oral, sendo 20 para Ciranda de Experiências e 80 para Dedo de Prosa, objetivo identificar, valorizar e divulgar as ações exitosas que apontam caminhos possíveis para concretização do propósito da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN): a melhoria das condições de alimentação, nutrição e saúde da população brasileira, mediante a promoção de práticas alimentares adequadas e saudáveis, a vigilância alimentar e nutricional, a prevenção e o cuidado integral dos agravos relacionados à alimentação e nutrição.

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) foi premiada pela apresentação do relato de experiência sobre a Política Estadual de Promoção da Saúde do estado de Minas Gerais: oficinas regionais. Esse é o reconhecimento de um trabalho conjunto e articulado entre a SES-MG (nível central e regional) e apoiado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). As oficinas regionais de Promoção da Saúde contaram 966 participantes, representando 508 municípios do Estado.

Os produtos dessas oficinas deram origem a Política Estadual de Promoção da Saúde (POEPS) que agregaram a cada objetivo, valor e princípio, fundamento, estratégia operacional e transversal a identidade de Minas Gerais. Além de permitir a inclusão da temática de Promoção da Saúde na pauta das instâncias de discussão, pactuação e da educação permanente. Abaixo, confira no vídeo um depoimento de Daniela Souzalima sobre a participação da SES-MG no evento:

Por Jornalismo SES-MG