Nesta quinta-feira (27/10) é comemorado o Dia Nacional de Luta pelos Direitos das Pessoas com Doenças Falciformes. A doença falciforme é umas das alterações genéticas mais frequentes no Brasil e constitui-se em um grupo de doenças genéticas caracterizadas pela predominância da hemoglobina S (HbS) nas hemácias: anemia falciforme (HbSS), HbSC, S-talassemias e outras mais raras, como as Hb SD e Hb SE.

Segundo dados do Programa de Triagem Neonatal em Minas Gerais (PTN-MG), a incidência da doença falciforme em Minas Gerais é de um caso para cada 1.400 recém-nascidos. Já a incidência do traço falciforme é de um caso para cada 30 nascimentos. O Sistema Único de Saúde (SUS) em Minas Gerais, por meio das Unidades Regionais de Saúde da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e da Fundação Hemominas, em parceria com o Centro de Educação e Apoio para Hemoglobinopatias (Cehmob), assiste pessoas com doenças falciformes.

Atendimento ao cidadão na Farmácia de Todos em Belo Horizonte. Foto: Leandro Heringer.

A SES-MG, por meio do programa Farmácia de Todos, presente nas 28 Unidades Regionais de Saúde, dispensa medicamentos para cidadãos com doenças falciformes. Em Belo Horizonte, a usuária Fernanda Catizani utiliza os medicamentos Hydrea e Exjade há, respectivamente, dez e nove anos. “Os medicamentos são de extrema importância, pois me proporcionam uma qualidade de vida. Sem eles provavelmente estaria cheia de sequelas”, afirma Fernanda.

Os principais sinais e sintomas variam de acordo com a pessoa. Em geral, podem ocorrer infecções, úlcera de perna, anemia crônica e icterícia, acidente vascular isquêmico nas crianças e adolescentes, entre outros. A gravidade clínica da doença falciforme é variável, mas a maioria dos pacientes apresenta as formas crônica e grave da doença, exacerbada pelas chamadas “crises”.

Os documentos necessários para solicitar medicamentos estão disponíveis aqui. Caso o cidadão não tenha acesso à internet, pode comparecer na triagem da Farmácia de Todos e solicitar a senha para abertura de processos. A unidade da Superintendência Regional de Saúde de Belo Horizonte funciona, de segunda a sexta-feira, na avenida do Contorno nº 8.495, entre 8h e 20h.

Hemominas é referência no diagnóstico e tratamento

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Minas Gerais - Fundação Hemominas - é referência para o diagnóstico e tratamento de pacientes portadores de coagulopatias, hemoglobinopatias e que necessitam de transfusão de sangue ou sangria terapêutica no Estado de Minas Gerais.

Os pacientes portadores de hemoglobinopatias são acompanhados no Ambulatório por uma equipe multidisciplinar composta por hematologista, infectologista, ortopedista, neurologista, fisioterapeuta, assistente social, psicólogo, pedagogo, enfermeiro, odontólogo e farmacêutico. A instituição também realiza exames laboratoriais e do Doppler Transcraniano. Desde 1998 a instituição recebe os pacientes da Triagem Neonatal encaminhados pelo Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico, o NUPAD, órgão referência no Estado.

Diagnóstico

O diagnóstico da Doença Falciforme é confirmado pelo exame de eletroforese de hemoglobina. Esse exame é realizado na triagem neonatal (teste do pezinho), sendo oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A eletroforese de hemoglobina é também disponibilizada para as gestantes durante o pré-natal no SUS e quando solicitada pelo médico assistente das Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Por Leandro Heringer