A Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros (SRS) e a Gerência Regional de Saúde de Pirapora (GRS) realizaram nesta quinta-feira, 27/10, reunião com gestores de municípios da microrregião de saúde de Pirapora/Coração de Jesus com o objetivo de avaliar os primeiros seis meses de funcionamento do Centro de Especialidades Médicas (CEM). Trata-se do primeiro Centro de Especialidades que o Governo do Estado inaugurou em abril deste ano no Norte de Minas, mais precisamente no município de Pirapora. A unidade tem garantido assistência médica em dez especialidades a cerca de 200 mil habitantes de 12 municípios.

FOTO 1 5

Entre os avanços já obtidos pela população com a implantação do Centro de Especialidades Médicas está a identificação de 28 pacientes que precisavam ser submetidos a tratamentos oncológicos. Na avaliação de técnicos da SRS de Montes Claros e da GRS de Pirapora a notificação desses pacientes se constitui num importante avanço do trabalho implementado pelo Centro de Especialidades Médicas, levando-se em conta que, até então, no Norte de Minas as descobertas de pessoas acometidas por problemas de câncer aconteciam tardiamente.

A superintendente regional de saúde de Montes Claros, Patrícia Aparecida Afonso Guimarães Mendes destaca que, aliado ao fato de Montes Claros ter sido protagonista na criação do Sistema Único de Saúde (SUS) atualmente a microrregião de Pirapora e Coração de Jesus se constitui pioneira em avanços na prestação de serviços de saúde no Norte de Minas, por meio do trabalho que vem sendo executado pelo CEM. “As experiências que vem sendo obtidas pelos gestores da microrregião serão de fundamental importância para outras microrregiões do Norte de Minas quando for viabilizada a implantação de novos centros de especialidades médicas”, prevê a superintendente.

A partir da avaliação das ações implementados nos primeiros seis meses de funcionamento do CEM, técnicos da SRS de Montes Claros e da GRS de Pirapora, juntamente com gestores dos municípios que compõem a microrregião de Pirapora e Coração de Jesus, decidiram intensificar a implementação de ações com o objetivo de melhorar os fluxos de atendimento das demandas de pacientes encaminhados pelos serviços de atenção primária à saúde. A intenção é agilizar o encaminhamento e acompanhamento dos pacientes nos atendimentos de média e alta complexidade incluindo, entre outras medidas, a revisão e melhoria do transporte sanitário.

Regionalização

A implantação do Centro de Especialidades Médicas em Pirapora atendeu não só à política de regionalização da saúde como, também, a uma demanda dos moradores da região apresentada durante a realização dos fóruns regionais de governo. A implantação do Centro encurtou a distância entre a residência dos moradores dos municípios do entorno de Pirapora e uma unidade estadual de saúde, atendendo também a população de Buritizeiro, Ibiaí, Lassance, Ponto Chique, Santa Fé de Minas, Várzea da Palma, Coração de Jesus, Jequitaí, Lagoa dos Patos, São João da Lagoa e São João do Pacuí.
O investimento anual do Estado é de R$ 4,6 milhões, sendo disponibilizadas consultas especializadas nas áreas de angiologia, cardiologia, endocrinologia, nefrologia, oftalmologia, urologia, ginecologia, obstetrícia de alto risco, pediatria e mastologia.

Por Pedro Ricardo

Enviar para impressão