Nessa terça-feira (27/09), membros da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CISTT), do Conselho Municipal de Saúde de Itabira e representantes da Regional de Saúde de Itabira, participaram de reunião realizada na Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte.

O objetivo do encontro é fomentar propostas de ação a serem levadas ao Encontro Nacional da CIST no estado do Maranhão em novembro deste ano. De acordo com a presidente do Conselho de saúde Itabira, Francisca Lilian Miranda, “é preciso entender que o SUS é patrimônio do povo brasileiro previsto na Constituição de 1988. É hora dos conselhos municipais de saúde exercerem o papel de controle social fazendo com a que empresas, sindicatos de classe, e a população usuária do SUS se manifeste em favor da manutenção do Sistema Único”.

Crédito: Darliéte Martins

O grupo condutor das propostas elencou como prioridades não só a defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e seus respectivos princípios doutrinários, mas um estudo mais aprofundado em relação às políticas de saúde voltadas para o trabalhador

“Precisamos entender o papel da CISTT para avançar e defender um SUS includente, contendo as ameaças e a pressão política do momento. Precisamos, sobretudo, conscientizar os gestores da necessidade de implantação da CISTT em cada município do país, apresentando uma proposta coesa que tenha como base o perfil laboral dos trabalhadores, sua atividade produtiva, o seu papel como contribuinte e colaborador para o desenvolvimento socioeconômico, além de suas queixas, dificuldades no desempenho de suas atividades e necessidades no enfrentamento das doenças do trabalho”, salientou Rui Moreira, secretário geral da Nova Central Sindical do Trabalhador - MG.

Nova reunião será marcada oportunamente para consolidar as propostas a serem apresentadas no Encontro Nacional da CIST que ocorrerá no estado do Maranhão, em novembro de 2016.

Por Darliéte Martins