A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) realiza, nesta quarta e quinta-feira (21/09 e 22/09), na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, o Seminário de Avaliação Parcial do Programa de Pesquisa para o Sistema Único de Saúde (PPSUS) REDES. Clique aqui e confira a nossa galeria de fotos.

O Chefe de Gabinete da SES-MG, Lisandro Carvalho de Almeida e Lima, destacou a importância de pensar diferentes formas e práticas relacionadas ao SUS. “Poder contar com uma banca discutindo assuntos referentes à assistência à saúde pública contribui não só para o desenvolvimento social, mas também econômico do nosso país”, afirmou Lisandro Carvalho de Almeida e Lima.

Crédito: Marcus Ferreira

De acordo com o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da FAPEMIG, Paulo Sérgio Lacerda Beirão, “esta ação tem o foco claro em aperfeiçoar o SUS, buscando desenvolver novos conhecimentos e, consequentemente, melhorar os serviços de saúde ofertados à população”.

Paulo Sérgio Lacerda Beirão destacou, ainda, a grandeza do SUS e a importância de valorizar e preservar o sistema. “É fundamental identificar os problemas e buscar melhorias e aperfeiçoamento, valorizando e preservando o SUS”, explicou Paulo Sérgio Lacerda Beirão.

Veja no Blog da Saúde MG:

Faculdade de Medicina da UFMG executa PPSUS na área de Controle de Qualidade

Ao longo do seminário, cada pesquisador apresenta seu trabalho à banca, composta por outros dois pesquisadores e um representante da SES-MG. Após a apresentação, é aberto espaço para debater conjuntamente formas de aperfeiçoar o estudo.

O representante do Ministério da Saúde, José Eloy dos Santos Júnior, ressaltou que o seminário é “o momento em que o pesquisador pode falar sobre sua pesquisa e os principais resultados, fazendo com que este momento também seja um momento de criação”.

Sobre o PPSUS

Criado em 2003 pelo Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde (Decit), o Programa de Pesquisas para o SUS (PPSUS) tem o objetivo de apoiar financeiramente o desenvolvimento de pesquisas que objetivam contribuir para a resolução dos problemas prioritários de saúde da população brasileira, fortalecer a gestão do Sistema Único de Saúde e reduzir as desigualdades regionais no campo da ciência, tecnologia e inovação em saúde.

Em Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Saúde em parceria com a Fapemig e o Decit, realiza um importante trabalho na operacionalização do PPSUS desde a 1º edição do programa em 2004. A SES-MG participa de todas as etapas operacionais do Programa, desde a definição das linhas prioritárias de pesquisa que comporão os editais até a organização do seminário de acompanhamento e avaliação dos projetos concluídos.

 

Por Fernanda Rosa