O incentivo ao parto normal e o fortalecimento das equipes de assistência às gestantes, com a inserção de doulas, enfermeiros obstetras, psicólogos, fisioterapeutas, educadores físicos, entre outros, foi um dos temas abordados nesta terça-feira, 30 de agosto, durante a realização do I Seminário Humanização – Parto e Nascimento, que está sendo realizado no auditório do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), em Montes Claros. O evento integra as ações da Rede Cegonha, coordenado pelo Ministério da Saúde.

O Seminário organizado por enfermeiros obstetras do curso de aprimoramento que está sendo ministrado em Montes Claros, Brasília de Minas e Itacarambi, envolve a participação de profissionais de diversas áreas da saúde, além de representantes da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros (SRS), o Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais (Coren), além de hospitais de Brasília de Minas, Itacarambi, Santa Casa de Montes Claros e Hospital Universitário Clemente de Faria.

Na abertura do Seminário, o coordenador das redes de atenção à saúde da SRS de Montes Claros, Alfredo Prates Neto, destacou a importância do envolvimento dos profissionais na melhoria dos serviços prestados à população, aliado às ações que já vem sendo implementadas no sentido de se dotar as microrregiões norte-mineiras de melhor estrutura para atendimento de demandas na atenção básica, média e alta complexidade.

Crédito: Pedro Ricardo

Ao proferir palestra sobre modelos assistenciais baseados em evidências científicas, a médica obstetra, Mayara Costa, destacou a importância da humanização dos serviços prestados às gestantes e aos recém-nascidos. “É importante dotar os hospitais de estruturas adequadas para garantir segurança e privacidade à gestante e acompanhante. Isso envolve desde a formação e capacitação de equipes multiprofissionais, com participação de médicos, enfermeiros obstetras, psicólogos, fisioterapeutas, educadores físicos, psicólogos, além de doulas que, embora possam não ter conhecimento técnico na área de saúde, são importantes no sentido de dar apoio e segurança a um momento especial da gestante e da família como um todo”, observou a médica.

Por sua vez o coordenador da maternidade do Hospital Universitário Clemente de Faria, Laércio Fonseca, destacou a importância da constituição de equipes multiprofissionais para atendimento às gestantes e recém-nascidos. “Pela experiência acumulada desde 2009 só temos a destacar a importância do trabalho das equipes multiprofissionais, incluindo o trabalho dos enfermeiros obstetras. Como médico, tenho a consciência de que os procedimentos na realização de um parto são dinâmicos e, na tomada de decisões, a troca de experiências entre profissionais de diversas áreas do conhecimento é importante no sentido de garantir segurança e a prestação de um serviço de qualidade à gestante, acompanhante e demais familiares”, completou Laércio Fonseca.

Entre outras inovações, atualmente o Hospital Universitário Clemente de Faria está investindo na reforma da maternidade com a introdução de suítes. O objetivo é garantir às gestantes melhor atendimento e privacidade nos momentos que antecedem e pós-parto.

Cesarianas

A enfermeira obstetra da SES-MG, Carla Adriana Caldeira, destacou a importância dos profissionais de saúde estarem atentos para a necessidade de redução das cirurgias cesarianas, levando-se em conta que o parto normal possibilita às gestantes mais segurança e rapidez na recuperação. “A cesariana é importante quando é necessária. Lutamos pela redução das cesarianas desnecessárias e, desta forma, estaremos contribuindo com o aumento da realização de partos normais”, frisou Carla Caldeira.

Entre outros temas o I Seminário Humanização aborda os aspectos éticos e legais da enfermagem obstétrica; desafios da assistência obstétrica no Norte de Minas e a contribuição da enfermagem obstétrica na assistência ao parto e nascimento.

Investimentos

A superintendente regional de saúde de Montes Claros, Patrícia Aparecida Afonso Guimarães Mendes destaca a importância da realização do I Seminário de Humanização, levando-se em conta a necessidade dos serviços de saúde investirem cada vez mais na melhoria do atendimento da mulher e da criança. “O envolvimento dos profissionais de saúde no debate sobre a humanização dos serviços de saúde se constitui fator primordial para que o Norte de Minas avance na prestação de serviços à população, garantindo boa assistência e alto nível de resolutividade”, observa a superintendente.

Desde o ano passado que a Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros, juntamente com prestadores de serviços de saúde e O Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems) tem investido na ampliação e melhoria dos serviços de saúde do Norte de Minas, envolvendo tanto o segmento da atenção primária como, também, os atendimentos de média e alta complexidade.

Além da capacitação de profissionais, em junho deste ano a SRS formalizou junto com a Universidade Estadual de Montes Claros a cessão de 105 equipamentos hospitalares para a rede de urgência e emergência do Norte de Minas, contemplando 18 hospitais localizados em 17 municípios polo de microrregiões de saúde. O Serviço Móvel de Urgência do Norte de Minas (Samu Macro Norte) também está sendo contemplado com o recebimento de equipamentos, que serão utilizados em ações de suporte à vida.

Por Pedro Ricardo