Profissionais da Vigilância em Saúde, Sanitária, Ambiental, Epidemiologia e de Saúde do Trabalhador das 28 Regionais de Saúde de Minas Gerais, participaram nesta terça-feira (30/08), de uma oficina de trabalho para discutir a implantação de uma Política Estadual de Vigilância em Saúde. A ação é o primeiro passo de um processo que visa rever as ações das Vigilância no Estado.

DSC 0079

Promovido pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), o encontro ocorrido na Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) tem como objetivo implantar uma Vigilância com ênfase na territorialização, e dessa maneira, possibilitar um apoio mais sistematizado dentro do Estado; e reorganizar o antigo projeto de fortalecimento da Vigilância em Saúde.

Para o Subsecretário de Vigilância e Proteção à Saúde da SES-MG, Rodrigo Said, essa oficina é importante para que seja pensado um modelo mais eficiente e que fortaleça as ações. “Em Minas Gerais, assim como no país é necessário a integração das equipes da Vigilância Sanitária, Ambiental e Saúde do Trabalhador. O momento é de integração e discussão sobre como a Vigilância Sanitária se insere nesse processo”, destaca Said.

Integração

O Superintendente de Vigilância Sanitária da SES-MG, Rilke Novato Públio, explica que essa integração é importante diante das necessidades do estado de Minas Gerais. Ele faz um histórico, em que os serviços eram ações de poder da polícia e do sistema de saúde. “Hoje, mais do que nunca, estamos discutindo o caminhar da Vigilância Sanitária conjunta”, pontuou Rilke.

Por Danny Eloi (ESP-MG)