Nesta segunda-feira (29/08) é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Fumo. Em alusão à data, o grupo de teatro Saúde em Cena, composto por servidores voluntários da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) fez uma apresentação teatral no Centro de Convivência da Cidade Administrativa de Minas Gerais, em Belo Horizonte.

Crédito: Marcus Ferreira

Com cenas curtas que ilustravam, de forma lúdica, as maneiras de trocar o cigarro por hábitos saudáveis, a esquete teve como objetivo promover conscientização por parte das servidoras e servidores dos benefícios de parar de fumar.

» Clique aqui e confira mais fotos em nossa galeria.

Léo Duarte, servidor da Assistência Farmacêutica e ator voluntário no grupo Saúde em Cena, acredita que a peça e a campanha em si são fundamentais para conscientizar as pessoas sobre o problema do tabagismo. “A proposta não é atacar a pessoa que fuma, e sim a ação em si. Nosso objetivo é trazer informação direta de forma lúdica para que as pessoas possam se conscientizar”, analisa.

Para a ex-fumante e também integrante do grupo, Terezinha Andrade, a campanha e as ações promovidas por ela, é um trabalho gradual. “A consciência chega aos poucos. Realizando esse trabalho anualmente, pouco a pouco, auxilia e dá força à pessoa que deseja parar de fumar, mas que muitas vezes não consegue sozinha”, afirma.

A apresentação faz parte da campanha “Atitude gera saúde: troque o cigarro por uma vida saudável”, disponível na página Vida Saudável, no Blog da Saúde MG e nos perfis da SES-MG no FacebookTwitter e Instagram. O objetivo é divulgar nas mídias sociais dicas para ajudar as pessoas a parar de fumar, bem como incentivar a prática de esportes, falar sobre males provocados pelo cigarro e compartilhar histórias e experiências de quem conseguiu abandonar a dependência.

Crédito: Marcus Ferreira

Entre os dias 29/08 a 09/09 a Exposição do Instituto Nacional de Câncer (INCA) “O Controle do Tabaco no Brasil: uma trajetória” estará nos túneis dos prédios Minas e Gerais. A mostra conta com 22 banners os enfrentamentos entre as organizações brasileiras ligadas à saúde pública e a indústria do fumo, durante o século XX, período em que o desenvolvimento industrial, influências culturais e o surgimento de novos estilos de vida favoreceram o aumento do consumo de cigarros, bem como o crescimento do número de doenças e mortes relacionadas ao tabagismo, transformando-o em grave problema de saúde pública.

Por Paula Gargiulo

Enviar para impressão